Equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) recuperaram, nesta segunda-feira (26.08), quatro caminhonetes furtadas. As ações foram realizadas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande e resultaram na prisão de cinco pessoas pelos crimes de furto e receptação.
No final da manhã, os militares da Rotam se deslocaram ao bairro Parque Geórgia, após receberem denúncias da localização de uma caminhonete Hilux furtada na última semana.
Os policiais foram ao endereço e encontraram o veículo em uma residência abandonada. O proprietário da caminhonete foi acionado, compareceu ao local e fez a recuperação do veículo.
No período da tarde, a Rotam foi até um condomínio do bairro Construmat, em Várzea Grande, para verificar uma denúncia anônima sobre uma caminhonete Amarok roubada, que estava no local. No endereço, os policiais conseguiram identificar o suspeito, que foi encontrado com a chave do carro.
O homem foi detido para averiguações e levado à Central de Flagrantes. No local, a proprietária da caminhonete se fez presente e identificou o suspeito como um dos criminosos que cometeu o roubo de seu carro. Diante da situação, o criminoso recebeu voz de prisão.
Já no início da noite, os policiais da Rotam receberam denúncias de moradores do bairro Planalto sobre uma caminhonete que estava guardada de modo suspeito. No imóvel, os militares realizaram a checagem das placas e identificaram que o veículo era produto de furto.
No interior da casa, um homem foi detido e confirmou a procedência da Hilux. Para os policiais, ele ainda disse que fazia parte de uma quadrilha e que seria responsável por guardar os veículos furtados, recebendo dinheiro pelo trabalho.
O criminoso também informou o endereço de um segundo membro da quadrilha. Os policiais foram ao local e localizaram mais três homens, que tentaram fugir ao visualizarem as viaturas policiais. Em abordagem, a Rotam apreendeu uma porção de maconha.
Os militares foram para dentro da casa e encontraram uma caminhonete SW4 sem placas e com algumas partes desmontadas. Em checagem, foi identificado a queixa de furto, registrada no último domingo (25).
Em depoimento, um dos criminosos afirmou que possuía a função de localizar os possíveis veículos que seriam furtados, enquanto os outros dois homens afirmaram que executavam o crime pela cidade.
Diante da situação, os quatro suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) começará a primeira fase de implantação do Robô de Informações da Corregedoria (RIC), uma automação que certificará nos novos processos a existência de outras ações com as mesmas partes envolvidas.
O projeto, que nasceu de uma demanda da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ) e teve o apoio do InovaJusMT, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria Judiciária para sua implementação, promete emitir certidões em até 10 minutos após a distribuição da ação no PJe, facilitando a análise de litispendência, prevenção e coisa julgada.
Um acordo de cooperação entre o TJMT e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) foi fundamental para possibilitar essa inovação, já que o RIC foi desenvolvido pela Corregedoria do TJPI.
Em visita técnica ao TJPI, o desembargador Lídio Modesto, a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do InovaJusMT, Viviane Brito Rebello, e o gestor de projetos de inovação, Nestor José Comachio Junior, avaliaram a tecnologia, que chega para aprimorar a eficiência no sistema judiciário.
Lídio Modesto afirmou que o corregedor-geral de justiça, Des. Juvenal Pereira e a presidente do TJMT, Desa. Clarisse Claudino da Silva, não mediram esforços para firmar o Termo de Cooperação e trazer o robô para o nosso Tribunal.
“Trata-se de mais um marco para a modernização tecnológica do nosso Judiciário. O robô é concebido com tecnologia que será uma poderosa aliada para tornar nossos processos mais céleres e precisos, pois possui funcionalidades inovadoras capazes de prevenir erros e acelerar procedimentos. Entregar essas inovações para nossos servidores e magistrados é mais um fruto do trabalho de nossa administração que está sempre em busca da excelência e da eficiência em nossos serviços prestados aos cidadãos,” afirmou o desembargador Lídio Modesto, que integra duas Comissões de Tecnologia do TJMT.
A implantação da ferramenta exige adaptações técnicas e, portanto, suas diversas funcionalidades serão implementadas gradualmente no PJe do TJMT.