Connect with us

MATO GROSSO

Coleta seletiva e reaproveitamento no TCE-MT viram tema de projeto que concorrerá a prêmio nacional

Publicado

em

As ações do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para a destinação adequada de resíduos e para o reaproveitamento e reciclagem de materiais chamaram a atenção de alunas da Escola Chave do Saber (Ecsa) de Cuiabá. Em vista à Corte de Contas Bruna Figueiredo e Sofia Ribeiro, foram apresentadas ao trabalho, que agora fará parte de um projeto apresentado por elas no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS). 

A competição é realizada anualmente e convida estudantes de todo país a pensar em diferentes alternativas sustentáveis para o melhor uso dos recursos naturais, apostando em conceitos como economia circular, produção de resíduos sólidos e consumo de energia. 

Foi o que explicou Bruna. “Nossa turma tem que criar um projeto com o tema desse ano que é coleta seletiva. Muita gente ainda está tentando saber o que vai fazer, então eu lembrei justamente da ideia do TCE, e aí nós resolvemos aderir a ela e viemos aqui para entender melhor como funciona esse processo.” 

Para Sofia, o maior desafio será traduzir toda a proposta para o vídeo, como estabelecem as regras da competição. “Temos só dois minutos para explicar nosso projeto. É um tempo muito curto para apresentarmos toda essa ideia, mas queremos muito trazer essa premiação para nossa escola.”

Durante a visita elas passaram pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), que recolhe o material reciclável e dá a ele o destino correto. As tampinhas de plásticos e embalagens aerossol, por exemplo, são encaminhadas aos projetos Lunnaar e Tampatinhas, que repassam os resíduos para empresas de reciclagem e convertem o valor arrecadado em castrações e atendimentos veterinários a animais resgatados.

Desta forma, o órgão recebe dos servidores, além de frascos de alumínio, tampas de garrafas de água, refrigerante, mate, suco, leite, shampoo, condicionador, cremes, pasta de dente, água sanitária, caneta, achocolatado, sorvete, manteiga, requeijão, anéis de latas, etc.

No ponto de coleta também recebe medicamentos vencidos e pilhas e baterias. Nestes casos, os itens recebem a destinação adequada, evitando a contaminação do meio ambiente. Na ocasião, as meninas também conheceram o setor responsável pela transformação de papel em blocos de anotações, distribuídos gratuitamente para os servidores do Tribunal.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora