“Tenho uma filha de 15 anos que estuda aqui. Vendo como a escola ficou bonita e muito maior, sinto orgulho dela estar matriculada aqui”. Morador do bairro Águas Claras, em Cuiabá, Jardel de Souza, foi um dos primeiros a chegar para a solenidade de inauguração da Escola Estadual Padre Firmo Duarte Filho, e revelou satisfação de ver o resultado da reforma e ampliação da unidade.
Ele recordou que a escola não tinha quadra poliesportiva e disse que, agora, a filha terá mais atividades. “Quando fui olhar a quadra e passei pelos corredores, comecei a sentir uma emoção diferente. É um ambiente muito saudável”, destacou Jardel.
Inaugurada na última sexta-feira (23.08), a estrutura da Escola Estadual Padre Firmo Duarte Filho, que fica no Jardim Industriário, na região do Distrito Industrial, passou por uma mudança significativa, com um investimento de R$ 4,3 milhões feito pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com isso, a capacidade de atendimento da escola foi aumentada de 731 para 1.200 estudantes.
Para presidente do bairro Residencial Marechal Rondon, Maurílio Márcio Pozo, essa nova fase da escola traz uma série de melhorias que visam não apenas a educação, mas também o bem-estar dos alunos e da comunidade.
“Temos que agradecer ao governador Mauro Mendes pelo carinho que tem com a nossa escola. Essa é a segunda escola que ele inaugurou para receber os alunos de pelo menos seis bairros dessa região. Minha filha de 12 anos estuda aqui e vive me contando sobre o computador que ela usa nas aulas. Melhorou muito o aprendizado dela”, contou Maurílio.
Vera Lúcia é moradora do bairro Alice Novack. Ela não tem filhos matriculados na escola, mas, é a mãe da Michele, servidora da Seduc que trabalha na escola.
“Minha filha fica na biblioteca e ajuda os alunos nas pesquisas. Ela está feliz e eu também, né? Só tenho que agradecer ao trabalho que o governador Mauro Mendes vem fazendo pela educação”, disse.
Ao se aproximar de dona Vera, o diretor da escola, professor Fernandes Cardoso Soares, foi abraçado e pode sentir o carinho que os pais expressavam. “Não tem preço isso aqui. Quando a comunidade participa, a educação se torna mais forte e os resultados são refletidos nas notas do IDEB”, concluiu, se referindo ao salto de 14 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, no qual Mato Grosso passou da 22º para a 8ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio.
Histórico
A Escola Estadual Padre Firmo Duarte Filho existe desde 2006 e funcionava em situação precária. Na gestão do governador Mauro Mendes, a Seduc deu início às obras de ampliação e reforma.
Se antes eram apenas oito salas de aulas, atualmente a escola passou a contar com hall de entrada com cobertura, um novo bloco educacional, amplo refeitório, laboratório de ciências, biblioteca, quadra poliesportiva e demais dependências, totalizando 13 salas de aula, 9 ambientes administrativos, além de espaço de convivência.
O patrono da escola, Padre Firmo, também foi professor no Colégio Salesiano de Cuiabá, escreveu livros e chegou a ser eleito para a Academia Mato-Grossense de Letras. O religioso também foi o criador do evento católico Vinde e Vede.
As salas de aula são equipadas com Smart TVs e internet de banda larga
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.