Connect with us

BRASIL

De ikebanas a homenagens: Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ

Publicado

em

De ikebanas a homenagens: Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ
Caio Barbieri

De ikebanas a homenagens: Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ

A posse do ministro Herman Benjamin como presidente do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ), nesta quinta-feira (22) ganhou um toque especial com a presença de ikebanas – arranjos florais tradicionais japoneses – que decoraram a cerimônia. As obras foram confeccionadas por professoras da Academia Sanguetsu, refletindo a filosofia messiânica seguida pelo novo presidente da corte.

Além de Benjamin, Luis Felipe Salomão também tomou posse como vice-presidente e os dois magistrados vão comandar o STJ no biênio 2024-2026 – período em que também dirigirão o Conselho da Justiça Federal (CJF) –, em substituição à ministra Maria Thereza de Assis Moura e ao ministro Og Fernandes, respectivamente. A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A arte da ikebana, que combina flores, ramos e galhos naturais para destacar a beleza da natureza, é parte fundamental da crença messiânica. Mokiti Okada, conhecido entre os fiéis como Meishu-Sama, foi o fundador da Igreja Messiânica Mundial e é uma figura central na vida espiritual de Herman Benjamin. Okada pregava que a felicidade humana só seria alcançada através do altruísmo e da harmonia com a natureza.

Ikebanas celebram posse do novo presidente do STJ
Ikebanas celebram posse do novo presidente do STJ | Reprodução

Trajetória

Nascido em Catolé do Rocha, na Paraíba, Herman Benjamin percorreu um longo caminho até chegar à presidência do STJ. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele também possui mestrado nos Estados Unidos e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua carreira é marcada por uma forte atuação em Direito Ambiental e Direito do Consumidor, áreas em que é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais.

Durante a cerimônia, personalidades como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o fotógrafo Sebastião Salgado, ressaltaram o compromisso de Benjamin com as causas ambientais e sociais. “Herman Benjamin alia uma inteligência brilhante com um bom humor contagiante”, afirmou o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, destacando a liderança do ministro em questões coletivas e ambientais.

The post De ikebanas a homenagens: Herman Benjamin toma posse como presidente do STJ first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora