Connect with us

BRASIL

Sete parlamentares do DF concorrem ao prêmio Congresso em Foco 2024

Publicado

em

Sete parlamentares do DF concorrem ao prêmio Congresso em Foco 2024
Caio Barbieri

Sete parlamentares do DF concorrem ao prêmio Congresso em Foco 2024

Sete representantes do Distrito Federal estão na disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2024 , considerado um dos mais importantes reconhecimentos no cenário político brasileiro. A premiação, que ocorre desde 2006, visa destacar as boas práticas e os melhores desempenhos no parlamento brasileiro.

A votação popular, que aconteceu durante o mês de julho, permitiu que eleitores de todo o Brasil escolhessem os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do país.

Além disso, os cinco parlamentares mais votados em cada região também foram reconhecidos. Este ano, a cerimônia de premiação está marcada para o dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.

Entre os candidatos do DF, estão nomes já consagrados como a deputada Erika Kokay (PT), que em 2023 foi eleita a melhor parlamentar da região Centro-Oeste tanto pelo voto popular quanto pelo júri especializado. Outro destaque é a senadora Leila Barros (PDT), que foi reconhecida no ano passado pela sua atuação em “Clima e Sustentabilidade”.

Juntam-se a elas os deputados Fred Linhares (Republicanos), Gilvan Máximo (Republicanos), Prof. Reginaldo Veras (PV), Rafael Prudente (MDB), e o senador Izalci Lucas (PL). Eles concorrem em diversas categorias, tanto no voto popular quanto na escolha feita por um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

Além das categorias gerais, o júri especializado irá selecionar os melhores parlamentares nas categorias específicas como “Apoio à Indústria”, “Clima e Sustentabilidade”, e “Cidades Inteligentes”. As categorias contam com o apoio de instituições como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e o Ibrachina.

Para ser elegível ao prêmio, os parlamentares não podem estar respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem ter feito apologia à tortura, violência ou ações contrárias ao Estado Democrático de Direito.

Segundo levantamento do Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sob investigação ou eram réus criminais, e 80 enfrentavam processos por improbidade administrativa.

The post Sete parlamentares do DF concorrem ao prêmio Congresso em Foco 2024 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora