Connect with us

POLÍCIA

Polícia Militar inicia 6º Curso de Policiamento Ambiental para militares de MT e outros 4 Estados

Publicado

em

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental iniciou, no final da tarde desta quarta-feira (21.08), o 6º Curso de Policiamento Ambiental para 30 militares de Mato Grosso e dos Estados do Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMMT.

O curso tem duração de cerca de 45 dias e apresenta disciplinas sobre legislação e direito ambiental, acidentes e manuseios de produtos perigosos, práticas de direção de veículos e embarcações, além de outros conteúdos voltados ao meio ambiente. Além de atividades teóricas, os militares também desenvolveram atividades e abordagens práticas.

O tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental da PMMT, destacou que a nova edição do curso está de acordo com as reais necessidades ambientais de Mato Grosso e contempla toda sua extensão territorial com os três biomas existentes no Estado (Amazônia, Cerrado e Pantanal).

“Este curso marca mais um capítulo na trajetória de excelência e compromisso com a preservação do meio ambiente, em um cenário em que a Polícia Militar vem se transformando e se adaptando às novas demandas ambientais, sempre com o objetivo de proteger e preservar o vasto patrimônio natural do nosso Estado com coragem, técnica, inovação e um compromisso inabalável com a sustentabilidade”, afirmou o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, deu as boas-vindas aos alunos e destacou a presença de militares de outros Estados no novo curso.

“A presença de alunos de outras instituições comprova o nosso Estado como referência em busca da excelência no policiamento ambiental. Que sejam bem-vindos ao nosso Estado, onde terão oportunidade de conhecer a nossa fauna e flora e espero que aproveitem com muito êxito essa oportunidade de conhecimento e que possam retornar aos seus lares com muita qualificação aqui adquirida”, destacou o coronel Mendes.

A aula inaugural do curso contou com uma palestra do secretário-adjunto executivo de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Sandro Antônio Marega, que falou aos alunos sobre políticas ambientais. O palestrante exaltou a força da parceria das fiscalizações da pasta e a Polícia Militar.

“Trabalhamos em muitas ações conjuntas e dependemos da segurança dos batalhões da Polícia Militar, que estão conosco e são essenciais para executarmos esse trabalho”, finalizou.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

PRF apreende 217 cigarros eletrônicos em Rondonópolis – MT

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).

Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).

Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.

Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.

Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora