Connect with us

MATO GROSSO

Expertise da Polícia Civil de MT na resolução de homicídios deve ser levada para outros Estados, diz diretora do Sistema Único de Segurança

Publicado

em

A eficiência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso para a resolução dos crimes de homicídio tem sido referência no país e chamado a atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na avaliação da diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, a expertise mato-grossense deve ser reproduzida em outros Estados.

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo um trabalho brilhante, com índices elevados de esclarecimento de homicídios. Então, nossa ideia aqui é essa, achar boas práticas e reproduzir essas boas práticas no país”, declarou Isabel durante visita à sede da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), nesta segunda-feira (19.08).

O índice de esclarecimento dos crimes de homicídios, no Estado, foi de 80% em 2023, enquanto a média nacional foi de 35% no mesmo ano, de acordo com relatório do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), que tem como base dados da Polícia Civil e da Polícia Militar.

No primeiro semestre deste ano, o trabalho de investigação permaneceu próximo ao índice de 2023, com 77,92% dos crimes de homicídios esclarecidos, número duas vezes maior que a média nacional.

Isabel observou que, mesmo havendo queda nos índices gerais neste ano, o país tem um patamar muito alto de homicídios. “Estamos colocando a redução de homicídios e o esclarecimento de forma prioritária na agenda da política de segurança. Essa redução é fundamental, afinal, a gente está falando do crime contra o nosso bem mais caro, que é a vida”, completou ela.

A diretora do Susp também lançou em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira(19.08), o 4º Curso Básico de Investigação de Homicídios, que reúne policiais de 11 estados.

Além de abordar a formação de policiais para investigações de homicídios, a diretora disse que veio na Sesp para convidar a instituição para integrar o programa ‘Escuta Susp’, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que tem como finalidade a promoção de apoio psicológico aos profissionais de Segurança Pública.

O secretário Héverton Mourett destacou que o reconhecimento do trabalho na investigação e no esclarecimento de homicídios mostra a seriedade do Governo do Estado nos investimentos feitos e o potencial dos profissionais de Segurança Pública em desenvolver investigações bem-sucedidas nos fatos ocorridos.

“Essas visitas serão sempre bem-vindas porque também trazem expertises do Governo Federal para somar as nossas estratégias e fazer com que a gente, claro, alcance resultados melhores ainda, assinalou Mourett”.

Além do secretário em exercício, Cel Mourett, participaram da reunião os secretários-adjuntos de Integração Operacional e Gestão Sistêmica, coronéis Fernando Tinoco e Thiago Vinícius, respectivamente, superintendentes e diretores de departamentos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MPMT define lista tríplice para cargo de procurador-geral de Justiça

Publicado

em

Por

Com 207 votos, o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa conquistou o primeiro lugar na lista tríplice que será encaminhada ao Governador do Estado para escolha do novo procurador-geral de Justiça (biênio 2025/2027). Na sequência vieram o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, com 70 votos, e o procurador de Justiça José Antonio Borges Pereira, com 65 votos.

O atual corregedor-geral, João Augusto Veras Gadelha, foi reeleito ao cargo com 32 votos obtidos entre os procuradores de Justiça. Foram registrados apenas dois votos em branco.

Já o Conselho Superior do Ministério Público será composto no próximo biênio pelos seguintes procuradores de Justiça: Marcelo Ferra de Carvalho (201 votos), Paulo Roberto Jorge do Prado (167 votos), Adriano Augusto Streicher de Souza (167 votos), Luiz Eduardo Martins Jacob (157), Rosana Marra (153 votos), Antonio Sergio Cordeiro Piedade (151 votos), Flávio Cezar Fachone (136 votos), Elisamara Sigles Vodonos Portela (115 votos) e Roberto Aparecido Turin (105 votos).

Eleições – O encerramento da eleição no MPMT, previsto inicialmente quarta-feira (04), foi antecipado em razão da totalidade de votos. A comissão responsável pela eleição para procurador-geral de Justiça foi presidida pela procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, e contou também com a participação da promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha (secretária),  e do promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior (membro).

Já a eleição para corregedor e Conselho Superior foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, com a participação dos promotores de Justiça José Mariano de Almeida Neto e Caio Márcio Loureiro.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora