Connect with us

BRASIL

MPDFT lança documentário em homenagem ao Dia de Luta da População em Situação de Rua

Publicado

em

MPDFT lança documentário em homenagem ao Dia de Luta da População em Situação de Rua
Redação GPS

MPDFT lança documentário em homenagem ao Dia de Luta da População em Situação de Rua

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ( MPDFT ) lançou, em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua , celebrado em 19 de agosto, o documentário “Caminhos para Casa”.

A produção, desenvolvida pelo Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por quem viveu nas ruas e destacar o papel fundamental dos equipamentos públicos e das equipes que atuam no atendimento a essa população.

A coordenadora do NED, promotora de Justiça Polyanna Silvares , ressaltou que a sociedade, muitas vezes, nutre um temor infundado em relação à população em situação de rua, esquecendo que essas pessoas são cidadãos com direitos.

“Há uma resistência significativa contra os equipamentos públicos que prestam assistência a essa população, e uma crença equivocada de que removê-las dos espaços urbanos por meio da segurança pública é suficiente para resolver o problema. Existe ainda a ideia errônea de que a extinção desses serviços faria com que essa população simplesmente desaparecesse”, alertou.

O NED desempenha um papel importante ao promover e monitorar a implementação de políticas públicas voltadas para a conscientização sobre a necessidade de combater todas as formas de discriminação, inclusive as enfrentadas pela população em situação de rua.

Além disso, o núcleo trabalha no reconhecimento e na garantia dos direitos assegurados a esse grupo vulnerável.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua tem suas raízes na tragédia conhecida como a Chacina da Sé, ocorrida entre 19 e 22 de agosto de 2004, em São Paulo, onde sete moradores de rua foram brutalmente assassinados e outros oito ficaram feridos enquanto dormiam.

A data serve como um lembrete da contínua luta por direitos e dignidade para aqueles que vivem em situação de rua, reforçando que, apesar de sua vulnerabilidade, continuam sendo cidadãos com plenos direitos.

The post MPDFT lança documentário em homenagem ao Dia de Luta da População em Situação de Rua first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora