Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT e estrelas do futebol se reúnem em partida beneficente

Publicado

em

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes, da filha caçula Maria Luiza e sua amiga Olívia Ramos, esteve na Arena Pantanal para uma grande partida beneficente entre os Amigos de Ronaldinho Gaúcho e os Amigos de D’Alessandro.

Na 13ª edição do “Amigos da Solidariedade”, Virginia Mendes foi consagrada madrinha do evento, que contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), e foi realizado pelo Instituto Amigos pela Solidariedade, sob a liderança do presidente Mário Carioca. A partida foi realizada sábado (17.08).

Virginia Mendes expressou sua gratidão: “Em nome de Mário Carioca, que faz um trabalho excepcional junto com sua esposa Michelli, parceiros e amigos, agradeço a todos da organização por este evento maravilhoso. É uma oportunidade única para nós estarmos com personalidades importantes do futebol. Melhor ainda é vê-los unidos por uma causa nobre, ajudando pessoas que enfrentam dificuldades, como nossos irmãos no Rio Grande do Sul. Que Deus abençoe todos os jogadores, influenciadores e convidados que abrilhantaram a partida”.

O jogo beneficente atraiu mais de 8 mil pessoas. Desse total parte dos ingressos foram doados. Ao todo foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos não perecíveis. De acordo com a organização, 50% da arrecadação ficará na capital cuiabana e os outros 50% serão destinados ao Rio Grande do Sul, onde muitas famílias ainda precisam de apoio devido às enchentes.

O ex-jogador Andrés D’Alessandro, argentino naturalizado brasileiro, participa ativamente do auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Residente em Porto Alegre, uma das cidades afetadas pelos temporais, D’Alessandro também agradeceu pelo apoio.

“Obrigado pelo apoio. É um evento que vem acontecendo há muito tempo, e é um privilégio e uma honra poder participar desta partida, em um estado que representa muito para o nosso Brasil”.

O aposentado dos gramados e eleito duas vezes pela FIFA como o melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho, recebeu a madrinha do evento, Virginia Mendes, o governador Mauro Mendes, a filha do casal, Maria Luiza, e a amiga Olívia, antes da partida. Ronaldinho comentou: “Agradeço pelo carinho e pela recepção. Contem sempre com a gente”.

O placar final da partida foi Amigos de Ronaldinho 5 x 6 Amigos de D’Alessandro, e quem desempatou o jogo foi o diamantinense, Sérgio Vinicius, também conhecido como Serginho.

“Não imagina que faria o gol, mas era o dia, e deu tudo certo. Agradeço a todos pela oportunidade, pela primeira-dama Virginia Mendes ter abraçado essa causa, e pelo trabalho que o nosso amigo Mário Carioca desenvolve”, disse Serginho.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Procon-MT orienta sobre normas para venda e utilização de fogos de artifício

Publicado

em

Por

Para orientar comerciantes e consumidores, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), esclarece as regras para a venda e utilização de fogos de artifício em Mato Grosso.

Atualmente, duas normas estão em vigor no Estado. A Norma Técnica nº 29/2020, que limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a Lei Estadual nº 12.155/2023, que trata também da utilização dos fogos de artifício em Mato Grosso.

De acordo com a legislação estadual, é proibida a comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Mato Grosso.

“A regra vale para todo o Estado e inclui recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e privadas. Entretanto, a norma permite a comercialização e utilização de fogos que produzem apenas efeitos visuais”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Já a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as condições necessárias para garantir a segurança contra incêndio e pânico em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo e também nos espetáculos pirotécnicos.

Conforme a norma, só é permitida a venda de fogos de artifício em lojas de um único pavimento e que não tenham mezanino. O uso da edificação deve ser exclusivo para o comércio desse tipo de mercadoria.

Também há uma série de regras para a construção do prédio que abrigará comércio de fogos de artifício, como estrutura, paredes e cobertura (laje) com resistência ao fogo, piso antifaísca e para equipamentos e aparelhos permitidos nesse tipo de estabelecimento. “A intenção é garantir a segurança em caso de incêndio”, alerta a secretária adjunta do Procon Estadual.

O regulamento determina que lojas de fogos de artifício fiquem localizadas no mínimo a 200 metros de locais de reunião de público e edificações e áreas de risco, como postos de combustível, terminais de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) e entre outros estabelecimentos.

“Também são proibidas a venda de fogos de artifício em locais de reunião de pessoas e a céu aberto, como em barracas, estandes em madeira, trailers ou similares”, informa Cristiane Vaz.

Para outras informações, consulte na íntegra a Norma Técnica Nº 29/2020 e a Lei Estadual Nº 12.155/2023.

Dúvidas e reclamações

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão.

O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora