Connect with us

MATO GROSSO

Circuito Turístico Pantaneiro encerra temporada e movimenta mais de 7 mil pessoas em Santo Antônio do Leverger

Publicado

em

Mais de sete mil pessoas participaram do Circuito Turístico Pantaneiro, que movimentou a economia de Santo Antônio do Leverger durante cinco finais de semanas, divididos nos meses de julho e agosto. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Sua última edição ocorreu neste sábado (17.08), no espaço Seu Que Brilha, para promover o artesanato e a gastronomia local. Foram mais cinco shows regionais, seguindo a tradição do circuito, com entrada gratuita e nomes como a banda Scort Som e o cantor Matheusinho Sucessinho.

Entre o público, estavam moradores dos municípios de Cuiabá, Nortelândia, Cáceres, Juscimeira, Rondonópolis e Várzea Grande, que foram até Leverger prestigiar a cultura pantaneira.

As pousadas, os hotéis e as hospedarias ficaram lotadas na cidade e em todas as comunidades que receberam a festa cultural.

O secretário César Miranda, comentou que a Sedec atua em várias frentes, seja na promoção de grandes investimentos, feiras, até o turismo regional.

“Eventos como esse não apenas promovem a cultura e o turismo local, mas também impulsionam a economia, gerando oportunidades para os negócios locais e fortalecendo a identidade dos mato-grossenses. A Sedec trabalha desde atração de investimentos para feiras internacionais até a promoção do turismo cultural/regional, pois entende a importância de cada peça no desenvolvimento econômico”, explicou o secretário.

A secretária de Cultura e Turismo do município de Leverger, Quitéria da Costa, pontuou a relevância do evento para a valorização da cultura pantaneira.

“O Circuito Turístico Pantaneiro é uma vitrine para as nossas tradições, reunindo música, gastronomia e artesanato em um ambiente festivo e acolhedor. Nós agradecemos ao Estado que sempre apoia os municípios estimulando a tradição e a nossa economia”, disse.

O organizador do Circuito Turístico Pantaneiro, Wagner Belmiro Teixeira Silva, comemorou o sucesso e o resgate feito por meio dos eventos.

“É uma alegria ver a adesão do público e o envolvimento das comunidades locais. Há cinco anos não fazia-se festa cultural lá na Agrovila/Moquém, e nós levamos esse ano. O Circuito superou expectativas e promoveu um espaço para que as pessoas da região pudessem trabalhar, vendendo sua comida, sua bebida, ajudando na estrutura”, ressaltou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora