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Descansar, revisar? Veja o que fazer um dia antes das provas do CNU

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Não existe uma formula única para os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) se prepararem nas últimas horas que antecedem os exames neste domingo (18).

Os aspirantes a uma das quase 20 mil vagas, 6.640 efetivas e 13.200 de cadastro reserva, podem usar o sábado para fazer revisão de conteúdo ou aproveitar o dia para descansar, e estar sereno e distenso para as provas que começarão às 9h de amanhã – após o fechamento dos portões às 8h30 (horários de Brasília).

“Para uns, talvez seja importante mergulhar um pouco mais para sentir maior segurança. E para outros, talvez seja o momento de dar uma aliviada na cabeça, para deixar a mente mais criativa, menos pesada e poder lidar com a pressão da hora da prova”, pondera Cesar Lessa, coordenador nacional dos 79 núcleos de apoio e atendimento psicopedagógico das faculdades Estácio.

Revisão

A cientista social Rebecca Guimarães, docente de disciplinas que tratam de atualidades para concursos, recomenda aos candidatos mentalizarem que o domingo de provas “será um dia maravilhoso.”

Mas, pragmática, ela aconselha que os alunos aproveitem o sábado para assistir os “aulões” de revisão, alguns transmitidos gratuitamente nas redes sociais.

“Nessas revisões de véspera, muita coisa do que vai estar na prova é dito ali pelos professores.”

O professor Deodato Neto, que dá aula sobre tecnologias, é um dos docentes que ministrarão aulas desde o começo da manhã até o final da tarde deste sábado. Segundo ele, após a maratona, os candidatos devem relaxar. “Passado das 17h, é hora de fechar o livro e descansar para dormir cedo e acordar cedo.”

Descansar

Dormir bem também é a orientação do professor de pedagogia, Carlinhos Costa, além de optar por alimentação leve não diferente da dieta habitual do candidato. Segundo ele, a preparação dos aspirantes, mesmo que na véspera, ajuda a diminuir a ansiedade.

“Uma boa maneira de combater o nervosismo é estudando. A ansiedade antes da prova, mata-se fazendo coisas comuns, mas não deixando de estudar e manter a cabeça funcionando”, avalia.

A explicação para a tensão dos aspirantes é a cobrança de não desperdiçar a chance de ingresso no serviço público, e poder ter uma carreira estável e bem remunerada.

“É um momento que é uma oportunidade de mudança de vida, mas não é a única. Outras oportunidades estão por vir”, ressalta Juliana Gebrim, neuropsicóloga que lidera um programa no YouTube chamado “Divã do Concurseiro”.

Fonte: EBC GERAL

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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