A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Porto Alegre do Norte, realizaram, na manhã desta sexta-feira (16.08), a incineração de cerca de 100 quilos de drogas. A queima ocorreu com a participação do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.
Dentre os entorpecentes destruídos, 80 quilos eram de pasta base de cocaína, apreendidos em uma operação da Polícia Militar, realizada na última quarta-feira (14). A apreensão ocorreu em São José do Xingu e resultou na prisão de duas pessoas.
Um terceiro suspeito conseguiu fugir pela mata, mas foi capturado na tarde de ontem (15) em uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de São José do Xingu. O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes tráfico e associação para o tráfico de drogas.
A incineração dos entorpecentes, realizada em conformidade com a legislação vigente, contou com a supervisão do delegado Victor Donizete de Oliveira Pereira. Ele ressaltou a importância da destruição rápida desse material como etapa essencial do processo de combate ao tráfico de drogas.
“Com ações integradas e a colaboração entre as diferentes esferas de segurança, a Polícia Civil reafirma seu papel na defesa da sociedade, buscando sempre a proteção e o bem-estar dos cidadãos. O sucesso dessa ação é um reflexo do comprometimento e da dedicação de todos os envolvidos, desde a coleta de informações até a execução das prisões e a destruição das drogas”, disse o delegado.
Na noite de 7 de novembro, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 400 kg de drogas durante uma abordagem no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (MT). A carga ilícita foi encontrada em um caminhão frigorífico. O motorista afirmou que receberia uma quantia em dinheiro para transportar o entorpecente de Pimenta Bueno (RO) até Belo Horizonte (MG).
Durante a fiscalização, os policiais notaram sinais de manipulação nos parafusos das travas das portas do baú frigorífico, o que motivou uma inspeção detalhada. Dentro do compartimento, foram encontrados sacos de diferentes cores contendo cloridrato de cocaína, pasta base e skunk, totalizando aproximadamente 424 kg. Um teste preliminar confirmou a presença das drogas.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o caminhão e materiais apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis.