A Polícia Militar de Mato Grosso realizou o descarte de 231 quilos de documentos que perderam a validade, nesta quarta-feira (14.08). O ato foi produzido pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da PMMT, em uma empresa de reciclagem de Várzea Grande.
A sessão de eliminação de documentos faz parte da Instrução Normativa n.º 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), que informa sobre o descarte de documentos que já perderam sua validade processual.
Esta foi a terceira vez do ano em que ocorreram os descartes. Os documentos foram levados em 44 caixas de arquivos e correspondem a cerca de 6,6 metros lineares de papéis.
Ainda neste ano, em outros documentos serão enviados para o local para o descarte correto. Os documentos correspondem entre os anos de 1998 e 2018, que perderam a validade até o ano de 2021.
Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da comissão e, posteriormente, para a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, que determina a autorização de eliminação.
Outros descartes
Em janeiro deste ano, a Polícia Militar realizou o descarte de 1,7 tonelada de documentos, seguindo o cronograma descrito em 2023.
Em junho, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Polícia Militar, realizou o descarte de pouco mais de 211 quilos de documentos que já perderam a validade.
A Polícia Civil iniciou nesta semana a entrega de intimações eletrônicas, via aplicativo de Whatsapp, pelas Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande.
Os documentos podem ser consultados e a assinatura do delegado responsável conferida pelo QR CODE da intimação ou no site https://certifica.pjc.mt.gov.br/