Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá discute parceria com a Empresa Brasileira de Correios para o fomento ao programa IMEX

Publicado

em

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), Francisco Vuolo, reuniu-se, nesta semana, com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) para tratar de parcerias destinadas ao fomento do programa de Importação e Exportação (IMEX) Cuiabá. A iniciativa integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, que tem como finalidade fortalecer as atividades econômicas do município, vislumbrando os mercados de importações e exportações.

A empresa pública federal atuará no fornecimento de consultorias, serviços de transporte e palestras para o público-alvo, corrigindo assim, os gargalos enfrentados pelos empreendedores de pequeno e médio porte, aliados a outros dois parceiros da iniciativa, o Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá.

“Será uma solução a mais que o IMEX irá apresentar aos empreendedores, para que possam ter novas oportunidades de comercialização dentro e fora do Estado, bem como em todo país. Já estamos nos preparativos finais para formalização do acordo”, disse Vuolo.

O subgerente de Desenvolvimento de Mercado do Correios do Estado, Albert Sympson, afirmou que a expectativa em torno do IMEX são as melhores, buscando o fortalecimento da economia local. “Esperamos atender os empreendedores de forma eficiente, complementando o programa com a logística internacional, Uma parceria muito positiva e esperamos, o quanto antes, que o nosso plano de trabalho seja executado com sucesso”, declarou.

Recentemente, o gestor participou de uma reunião, viabilizada pela Secretaria de Turismo (SMT), com a Câmara Texana de Comércio do Brasil, para traçar estratégias internacionais de fomento à economia local, por meio do impulsionamento da agricultura familiar, alavancando, consequentemente, os índices de geração de emprego e renda, com o apoio das tecnologias de ponta.

IMEX

O processo do IMEX é dividido em quatro etapas: a primeira de Diagnóstico, onde é realizada a verificação do perfil e potencial da empresa em participar do mercado exterior. A segunda, que é a Capacitação, que consiste na qualificação das empresas participantes sobre os processos de importação ou exportação. Terceira, Plano de Negócios, por meio da elaboração das etapas para importar ou exportar o produto desejado pela empresa e, por fim, o Acompanhamento, com objetivo de promover o monitoramento e o desenvolvimento das empresas nas operações de importação e exportação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora