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Agosto Dourado: ação leva lounge de amamentação para Estação Central do Metrô

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Agosto Dourado: ação leva lounge de amamentação para Estação Central do Metrô
Redação GPS

Agosto Dourado: ação leva lounge de amamentação para Estação Central do Metrô

Amamentar ainda é um tabu na nossa sociedade. O último estudo significativo sobre o tema, feito pelo Lansinoh Laboratórios, em 2015, mostrava que 47,5% das brasileiras já sofreram preconceito ou foram criticadas por amamentar em público. Em ação para combater o preconceito e incentivar o aleitamento materno, a Maternidade Brasília, da Dasa, lançou a campanha ” Não importa o lugar, é hora de amamentar” . Para isso, em parceria com a PO Mídia e a agência Flap, instalou um lounge de amamentação na Estação Central do Metrô de Brasília.

O espaço é seguro e privado, exclusivo para amamentação, de uso gratuito e equipado com banco acolchoado, mesa, ar-condicionado, música ambiente e água. O lounge de amamentação tem formato de cápsula e ficará no local até o dia 25 de agosto, proporcionando um ambiente acolhedor para mães e bebês. Afinal, o Agosto Dourado é o mês da campanha de conscientização da importância do aleitamento materno.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é o único fator que, isoladamente, pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que em torno de 6 milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa que mulheres que amamentam têm 22% menos chance de desenvolver câncer de mama. Essa proteção pode chegar 26% caso o tempo de alactamento tenha sido de, pelo menos, um ano. Os estudos ainda apontam que a doença, em pacientes que amamentaram mais de 6 meses, apresenta uma redução no risco de morte. O índice é até três vezes menor.

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Fonte: Nacional

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Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

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Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

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