O fim de agosto marca uma data importante para a solidariedade e a saúde no Brasil. No dia 24, acontece, mais uma vez, o McDia Feliz , uma das maiores campanhas nacionais de arrecadação para o combate ao câncer infantojuvenil.
Em Brasília, a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac será integralmente destinada à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), que há 38 anos oferece suporte a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e é responsável pela fundação do Hospital da Criança de Brasília José Alencar ( HCB ).
Desde 1999, a campanha McDia Feliz tem sido fundamental para a construção e desenvolvimento do HCB, que se tornou uma referência no tratamento de câncer infantil na região Centro-Oeste.
Parte dos recursos arrecadados foi utilizada para erguer as instalações do hospital, que começaram a ser construídas em 2008. Dos R$ 15 milhões necessários, cerca de R$ 6 milhões foram obtidos através da campanha, além de recursos destinados à compra de equipamentos médico-hospitalares.
Os fundos arrecadados pelo McDia Feliz também têm sido essenciais para o avanço das pesquisas no Laboratório de Pesquisa Translacional (LPT) do HCB. Em 2013, por exemplo, mais de R$ 841 mil foram destinados à compra de equipamentos para o Laboratório de Biologia Molecular, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos em testes neonatais.
Transplantes
A campanha tem possibilitado a realização de procedimentos complexos, como o transplante de medula óssea, que beneficiou pacientes como Andrey Moura, de 17 anos.
“Foi como se estivéssemos em casa, muito bem, confortável, um local de descanso e parece uma casa familiar, mesmo. Para nós, foi ótimo passar por aqui”, comentou a mãe de Andrey, Aldeani Soares, ao descrever a experiência no Espaço da Família, um local de acolhimento dentro do HCB.
O presidente da Abrace, Alexandre Alarcão, destaca a importância do McDia Feliz para a continuidade dos projetos da associação.
“Em anos anteriores conseguimos realizar vários projetos e garantir a assistência para as famílias apoiadas. Com o apoio da comunidade do Distrito Federal, construímos o primeiro bloco do HCB, o Espaço da Família, Bloco Pedagógico, alojamentos para os transplantados e equipamentos hospitalares. Conseguimos diagnósticos mais rápidos e precisos, o que é essencial na luta contra o câncer infantil”, afirmou.
Os avanços tecnológicos no HCB, viabilizados pelos recursos da campanha, permitiram a aquisição de equipamentos como o microscópio trinocular com sistema de cariotipagem e a implementação do Biobanco, que reúne amostras de tecidos orgânicos para pesquisas sobre doenças raras e complexas, especialmente na oncologia e genética.
Para o biólogo e pesquisador Ricardo Camargo, responsável técnico pelo LPT, a parceria com o Instituto Ronald McDonald e a Abrace foi essencial para alavancar a qualidade dos tratamentos oferecidos no HCB.
“Esse fomento colocou os primeiros tijolinhos e construímos um prédio muito robusto, temos várias metodologias possíveis, estimulando não somente o diagnóstico assistencial, mas, também, a pesquisa, a evolução do conhecimento, novos tratamentos, e tudo isso alicerçado a partir dos recursos destinados inicialmente para o Hospital. Isso vem se propagando até hoje, com a solidariedade e a ciência de mãos dadas”, concluiu.
Este ano, além dos projetos de saúde, parte dos recursos arrecadados será destinada à reconstrução de casas para famílias que ficaram desabrigadas devido às enchentes no sul do País.
O dia oficial do evento será 24 agosto, mas as vendas dos tíquetes antecipados já podem ser realizadas por meio de consignação ou direto pelo WhatsApp (61) 3212-6000 ou (61) 99321-7229.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.