Com a proposta de promover a integração entre o Poder Judiciário e comunidades locais, a administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se deslocará para a sede da cidade-polo Barra do Garças, onde o “Projeto Elo” será realizado entre os dias 13 e 16 de agosto e atenderá também comarcas da cidade-polo São Félix do Araguaia. A programação inclui palestras, reuniões institucionais, workshops e treinamentos e será realizada para a comunidade em geral, advogados (as), magistrados (as), servidores (as) do Judiciário e pessoas do meio acadêmico do Direito. Algumas atividades serão realizadas simultaneamente para público específico.
A abertura do evento, que terá a presença da presidente do TJMT, Clarice Claudino da Silva, e do diretor do Fórum de Barra do Garças, juiz Michel Lotfi Rocha da Silva, será às 9h30 da terça-feira (13 de agosto), no Tribunal do Júri do Fórum de Barra do Garças. Em seguida ocorrerá a palestra “A importância do cuidado com a saúde emocional”, com o médico Werley Silva Peres.
No mesmo local, a partir das 14h, a desembargadora Clarice Claudino da Silva e a assessora de relações institucionais do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), Katiane Boschetti da Silveira falarão sobre “Valores e Princípios da Justiça Restaurativa nas Políticas Públicas. A palestra é aberta ao público geral.
A programação do primeiro dia de evento termina com a solenidade de abertura do Encontro Regional da Magistratura de Mato Grosso, no Anfiteatro Municipal Fernando Peres de Farias, às 19h. Em seguida, terá a palestra “Os precedentes no contexto de acesso à Justiça”, com o professor e doutrinador Nelson Nery Junior. O encontro é aberto ao público geral.
Simultaneamente, para magistrados (as), a programação prevê apresentações da Vice-Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, Comitê da Saúde, Nupemec, Presidência e Ouvidoria, ao longo de todo o dia. Também estão programados diálogos institucionais ao final do dia.
Para advogados (as), o Projeto Elo promove uma reunião institucional da presidente Clarice Claudino da Silva com os profissionais dos polos de Barra do Garças e São Félix do Araguaia, na sede da OAB, subseção Barra do Garças, das 9h30 às 11h.
Nos dias seguintes (15 e 16 de agosto), a programação segue apenas servidores (as).
O Projeto Elo é coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência Jones Gattas, e já foi realizado nas cidades-polo de Rondonópolis e Sinop, que reúnem as Comarcas da região.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: arte gráfica digital de fundo branco onde se lê projeto elo fortalecendo a justiça, com as letras de elo em azul e amarelo e na letra O dois bonecos se cruzando.
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT