A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu, nesta quarta-feira (7), o novo comando da Casa, assim como os presidentes e integrantes das comissões parlamentares.
Wellinton Luiz (MDB) e Ricardo Vale (PT) foram reeleitos como presidente e vice, respectivamente.
Para as comissões, os nomes também foram escolhidos nesta tarde. Os grupos temáticos analisam os projetos de lei que tramitam pela casa, antes da votação em Plenário.
Cada colegiado possui 5 membros, incluindo o presidente e o vice-presidente, além de cada participante também ter um suplente. Veja como ficou cada comissão:
Comissão de Constituição e Justiça: Thiago Manzoni (PL) (Presidente), Chico Vigilante (PT) (Vice-presidente).
Comissão de Economia, Orçamento e Finanças: Eduardo Pedrosa (União), Joaquim Roriz Neto (PL).
Comissão de Assuntos Sociais: Rogério Morro da Cruz (PRD), Max Maciel (Psol).
Comissão de Defesa do Consumidor: Chico Vigilante (PT), Jorge Vianna (PSD).
Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa: Fábio Félix (Psol), Ricardo Vale (PT).
Comissão de Assuntos Fundiários: Jaqueline Silva (MDB), Pepa (PP).
Comissão de Educação e Cultura: Gabriel Magno (PT), Ricardo Vale (PT).
Comissão de Saúde: Dayse Amarilio (PSB), Jorge Viana (PSB).
Comissão de Segurança: João Cardoso (Avante), Doutora Jane (PSB).
Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo: Daniel Donizet (MDB), Paula Belmonte (Cidadania).
Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle: Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania).
Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana: Max Maciel (Psol), Martins Machado (Republicanos).
Comissão de Produção Rural e Abastecimento: Pepa (PP), Iolando (MDB).
Comissão do Direito das Mulheres: Doutora Jane (MDB), Dayse Amarilio (PSB).
Comissão de Ética: Hermeto (MDB), Eduardo Pedrosa (União).
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.