Connect with us

MATO GROSSO

Secel abre processo para solicitações de apoio com foco na modernização de bibliotecas públicas municipais

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu processo para recebimento de solicitação de apoio financeiro a projetos culturais, literários e de fomento para bibliotecas públicas de Mato Grosso. Oferecido por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MT), o investimento busca promover a requalificação e a modernização de bibliotecas vinculadas a prefeituras mato-grossenses.

As solicitações podem ser feitas até o dia 31 de agosto. O valor total disponível para atendimento é de R$ 1 milhão, que será utilizado e dividido de acordo com as propostas apresentadas.

“Buscamos atender as demandas, como compra de livros, reestruturação do acervo, pequenos serviços de manutenções, realização de projetos de incentivo à leitura, dentre outros. O objetivo é fortalecer a atuação das bibliotecas públicas em todo o Estado”, explica o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Carlos Alberto Santos.

Para requerer o apoio financeiro, as administrações municipais devem protocolar e registrar o pedido no Sistema de Gerenciamento de Convênios do Estado de Mato Grosso (SIGCon). Dentre os documentos que precisam ser apresentados estão o próprio requerimento, dados do projeto, plano de trabalho e certidão de habilitação plena.

Além da documentação exigida na Instrução Normativa para celebração de convênios entre Estado e Municípios, é necessário também que a biblioteca a ser beneficiada esteja integrada ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.

De acordo com o cronograma, que inclui ainda análise e formalização, a transferência dos recursos às propostas selecionadas será feita somente após o período eleitoral deste ano.

Os modelos de documentos e demais regulamentações sobre esse tipo de repasse financeiro estão disponíveis no site da Secel (www.secel.mt.gov.br/-/convenios). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 65 98174-0233 e 65 98174-0231, com Carlos e Helena, ou pelo e-mail siseb@secel.mt.gov.br.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora