Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão chegando ao fim, e os atletas brasileiros continuam lutando para conquistar mais medalhas e elevar o Brasil no quadro geral.
Entre vitórias surpreendentes e eliminações inesperadas, o País ainda tem grandes chances de brilhar no evento. Nesta quarta-feira (7), diversos atletas brasileiros competem em modalidades que podem garantir mais medalhas para o Brasil.
Entre os principais atletas, o brasiliense Caio Bonfim e Viviane Lyra estão na disputa pela marcha atlética. A canoagem velocidade também está em nova etapa de vitória. O Brasil também enfrenta a França no tênis de mesa por equipes a partir das 10h (horário de Brasília).
As transmissões das competições serão feitas pela Rede Globo na TV aberta e nos canais Sport TV, além de estar disponível no Globoplay para assinantes. Pela internet, a Cazé TV também transmitirá as modalidades com participação brasileira.
Confira o calendário:
Marcha Atlética – Horário: a partir das 2h30 (horário de Brasília) – Atletas: Caio Bonfim e Viviane Lyra – Modalidade: Maratona de marcha atlética revezamento misto – Observação: Competição valendo medalha
Canoagem Velocidade – Horário: a partir das 4h30 (horário de Brasília) – Atletas: Ana Paula Vergutz, Vagner Junior Souta, Isaquias Queiroz, Mateus Nunes Bastos dos Santos – Modalidades: – Caiaque Individual (K1) 500m Feminino — eliminatórias – Caiaque Individual (K1) 1000m Masculino — eliminatórias – Canoa Individual (C1) 1000m Masculino — eliminatórias (quartas de final a partir das 8h20)
Atletismo – Horário: a partir das 5h05 (horário de Brasília) – Atletas: Fernando Ferreira, Eduardo Rodrigues, Rafael Pereira, Almir dos Santos, Alison dos Santos, Matheus Lima, Renan Corrêa – Modalidades: – Salto em Altura masculino (classificação) — 5h05 – 110m com barreiras masculino (semifinal) — 14h05 – Salto Triplo masculino (classificação) — 14h15 – 400m com barreiras masculino (semifinal) — 14h35 – 200m masculino (semifinal) — 15h02
Vela – Horário: a partir das 7h23 (horário de Brasília) – Atletas: Bruno Lobo, Siemsen/Ardnt, Duarte Had/Swan – Modalidades: – Kite Masculino — provas 8 a 18 – Dinghy misto — medal race (9h43 e 10h43)
Skate Park – Horário: a partir das 7h30 (horário de Brasília) – Atletas: Pedro Barros, Augusto Akio, Luigi Cini – Modalidade: Classificatória (final a partir das 12h30, valendo medalha)
Tênis de mesa por equipes – Horário: a partir das 10h (horário de Brasília) – Modalidade: Masculino — Brasil vs. França (quartas de final)
Vôlei de Praia – Horário: a partir das 13h (horário de Brasília) – Atletas: Ana Patrícia e Duda – Modalidade: Quartas de final — Brasil vs. Letônia (Tina/Anastasija)
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.