Connect with us

MUNDO

Primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, renuncia e foge do país após protestos

Publicado

em

Sheikh Hasina
Reprodução: commons

Sheikh Hasina

Após semanas de protestos em massa, a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, renunciou, segundo o exército do país. Um “governo interino” será agora formado, anunciou o chefe do exército Waker-Uz-Zaman nesta segunda-feira (5) em um discurso à nação transmitido pela televisão estatal.

Anteriormente, os manifestantes tinham invadido a residência oficial de Hasina, que, segundo aqueles que a rodeavam, tinha fugido de Dhaka de helicóptero.

“Formaremos um governo de transição”, disse o chefe do exército no seu discurso televisionado. Para isso, falará com os principais partidos da oposição e representantes da sociedade civil – mas não com o partido de Hasina.

“Assumo total responsabilidade”, enfatizou Waker-Uz-Zaman. Ele espera que a situação no país agora se acalme.

Anteriormente, manifestantes antigovernamentais invadiram o palácio do governo na capital Dhaka. Depois, era possível vê-los comemorando na televisão e acenando para as câmeras.

Naquele momento, segundo pessoas próximas, Hasina já havia saído do prédio em direção a um “local seguro”.

“Sua equipe de segurança pediu que ela fosse embora; ela não teve tempo de se preparar”, apurou a agência de notícias AFP. O homem de 76 anos foi inicialmente levado em uma carreata. “Mais tarde, ela foi evacuada de helicóptero.”Não se sabia inicialmente para onde ele estava indo.

Hasina foi confirmada no cargo em janeiro, numa eleição que foi boicotada por grande parte da oposição. O seu governo foi acusado, entre outras coisas, de abusar das instituições do Estado para manter o seu próprio poder e de suprimir os críticos do governo – incluindo mesmo o assassinato extrajudicial de figuras da oposição.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora