Connect with us

POLÍCIA

Proerd celebra 24 anos de criação com entrega de homenagens em Cuiabá

Publicado

em

39
39
39
39
39

O Programa Educacional de Enfrentamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd) celebrou 24 anos de criação em Mato Grosso com a entrega de 50 homenagens na noite desta quinta-feira (01.08), em cerimônia realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Cuiabá.

O Proerd está presente em 70 municípios de Mato Grosso com ações de prevenção às drogas, noções de cidadania, técnicas para resistência às pressões do uso de entorpecentes e afastamento da violência, promoção da autoestima, resistência ao bullying e valorização à vida em escolas públicas e privadas. Desde a criação, o programa já atendeu 4,7 milhões de atendimentos.

O coordenador do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, explicou que o objetivo do programa é garantir aproximação da polícia com a comunidade e resgatar a noção de “polícia comunitária”, cujo papel é fundamental na redução da criminalidade e na melhoria da qualidade de vida.

“O programa busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e principalmente mais segura. O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família”, ponderou.

Ele ressaltou que os policiais ministram ações educativas dentro da sala de aula com alunos abordando temáticas de valorização à vida, a importância de manter-se longe das drogas e da violência, informações sobre bullying, direitos e deveres, dentre outros assuntos.

“A expectativa é a de sempre ampliar a atuação quando conseguimos celebrar a parceria com os termos de colaboração técnica com os municípios e o Poder Público Queremos salientar aos pais que façam com que seus filhos aprendam o modelo de tomar decisão Proerd, que serve para crianças e adultos, que ensina a tomar decisões seguras e saudáveis”, destacou o coordenador.

Durante a solenidade, foram entregues homenagens e Medalha Mérito Proerd é concedida a policiais militares e autoridades civis que tenham colaborado para a expansão e fomento do Proerd no estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enfatizou a importância do Proerd em Mato Grosso e destacou que a instituição sempre visou programas sociais que trabalham com a prevenção ao crime.

“Essa é uma das atribuições da nossa instituição e não apenas de atuar na linha de frente, mas sim orientar e formar cidadãos de bem. Essa celebração é de suma importância para a Polícia Militar, assim como para vida de todos que passaram pelo Proerd. Adquirir conhecimento transforma vidas. Estamos contentes em fazer essa história por 24 anos em Mato Grosso”, declarou coronel Mendes.

Entre os homenageados militares na celebração dos 24 anos do Proerd estão, coronel PM Januário Batista, tenente-coronel PM Mário Souza, tenente-coronel Lindberg Medeiros, 3º sargento Nilciane Silva, cabo Jucinei de Oliveira e o soldado Claudinei Gonçalves.

Ainda na noite desta quinta, o Proerd homenageou a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, o procurador de Justiça Paulo Prado, o secretário-adjunto de Direitos Humanos, Kennedy Dias, a professora Maria Auxiliadora da Silva Garção e o assessor pedagógico José Vieira Ângelo Rocha, entre outros nomes.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Poconé/MT: PRF apreende skunk e pasta base de cocaína em ônibus interestadual

Publicado

em

Por

Na tarde desta segunda feira (13/01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de combate a crimes transfronteiriços no km 635 da BR-070, em Poconé/MT, quando abordou um ônibus de linha que fazia o trajeto Rio Branco/AC x Goiânia/GO.

Após entrevistas com os passageiros, os policiais localizaram na mala de uma passageira,que afirmou inicialmente ter vindo de Porto Velho/RO quatro tabletes de substância análoga a skunk, pesando aproximadamente 4,28 kg, e dois tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína, com peso estimado de 2,21 kg.

A passageira informou posteriormente que transportava os entorpecentes de Santarém/PA para Goiânia/GO e que receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço.

Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de tráfico de drogas. A suspeita foi encaminhada, ilesa, à Delegacia de Polícia Civil em Poconé para os procedimentos cabíveis.

Ações como esta, destacam o papel fundamental da PRF no combate ao tráfico de drogas e na prevenção de crimes transfronteiriços, garantindo um trânsito mais seguro e uma sociedade mais protegida.

Fonte: PRF – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora