Connect with us

Cuiabá

Palestra sobre a vivência nas unidades de educação infantil abre neste sábado os eventos formativos do Projeto Agosto – Mês das Infâncias na rede pública municipal de Educação

Publicado

em

Com o tema “Vivências na Rotina da Unidade de Educação Infantil”, a palestra será proferida pela Prof.ª Dr.ª Bruna Ribeiro. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre neste sábado (3) a terceira edição do Projeto Agosto – Mês das Infâncias – “Cuidar do começo da vida, muda a vida toda”. O evento formativo será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá profissionais que atendem à Educação Infantil da rede pública municipal de Cuiabá, com foco no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

A palestrante convidada para abrir as atividades formativas, Prof.ª Bruna Ribeiro, é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio doutoral em Pamplona (Espanha) sob supervisão do Prof. Dr. Alfredo Hoyuelos. Assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há mais de 10 anos, atua como consultora da Divisão de Educação Infantil, tendo participado da construção dos Indicadores da Qualidade e do Currículo da Cidade na Educação Infantil.

Há mais de 20 anos na área, foi consultora e colaboradora para importantes instituições como o Ministério da Educação (MEC), Unesco e Selo Unicef Brasil, e integrou o grupo de consultores especialistas na discussão da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC).

É autora do livro “Pedagogia das Miudezas: Saberes necessários a uma pedagogia que escuta” (2022) e organizadora do livro “Abordagens Participativas na Educação Infantil: saberes necessários para nos manter em voo” (2023), entre outras publicações nacionais e internacionais. Idealizadora e coordenadora da pós-graduação “Pedagogia das Miudezas: sobre epistemologias, utopias e teimosias”.

Mês das Infâncias

O Projeto Mês das Infâncias tem como foco a Lei 14.617, publicada em 10 de julho de 2023, que instituiu agosto como o mês da primeira infância, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às crianças e suas famílias.

Nesse sentido, a Educação Infantil de Cuiabá busca proporcionar momentos formativos e estimular práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, a fim de garantir que todas as crianças tenham seus direitos de brincar, explorar, participar, expressar, conviver e conhecer-se assegurados.

Confira a Programação do Projeto Agosto – Mês das Infâncias

Dia 03/08

  • Local: Hotel Fazenda Mato Grosso (Presencial)
  • Hora: 8h às 11h
  • Público-alvo: Equipes Gestoras das Unidades Educacionais que atendem à 1ª Infância (0 a 3 anos) e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
  • Palestra Magna: “Vivências na Rotina da Unidade de Educação Infantil: A Criança como Sujeito”
  • Palestrante: Prof.ª Dr.ª Bruna Ribeiro

Dia 17/08

  • Local: 10 Unidades Educacionais
  • Hora: 07h30 às 11h
  • Público-alvo: Equipes Gestoras, TDI e professores que atendem à 1ª Infância
  • Oficinas Formativas:
    • Regional Norte: CEIC Nasla Joaquim Aschar, CEIC Naídes Rodrigues Ribeiro da Cruz e CMEI Névio Lotufo
    • Regional Sul: CMEI Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, CMEI Governador José Garcia Neto, CMEI Jaira Cuiabano e CMEI Engenheiro Oscar Amélito
    • Regional Leste: CMEI Coronel José Meireles e CEIC Mariana Fernandes Macedo
    • Regional Oeste: EMEB Maria Eunice Duarte Barros

Dia 20 a 23/08

  • Local: Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC)
  • Hora: 07h às 11h e das 13h às 17h
  • Público-alvo: Professores de Educação Infantil que atendem à 2ª Infância (Pré-Escola)
  • Oficina Formativa do LEEI: Ser Criança na Educação Infantil: Infância e Linguagens
  • Formadores: Assessores da COC/CTE/DGE/SME

Dia 30/08

  • Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
  • Hora: 7h30 às 14h30
  • Público-alvo: Equipes Gestoras das Unidades Educacionais que atendem à 1ª Infância (0 a 3 anos) e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
  • Palestra: Infâncias: Diálogos e Possibilidades da Rotina Universalizada
  • Palestrante: Prof.ª Dr.ª Iury Lara

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora