Connect with us

MATO GROSSO

Encontro de coordenadores em Saúde Bucal une gestões estadual, municipal e federal em MT

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), realiza a III Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso. O encontro ocorre nesta quinta e sexta-feira (01 e 02.08), no auditório do CRO, em Cuiabá, das 08h às 18h.

A reunião busca proporcionar a troca de experiências entre os gestores municipais, estaduais e federais na área de saúde bucal, oferecendo um espaço para discutir e traçar estratégias para as políticas de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento é realizado pela Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Saúde Bucal.

O encontro conta com a participação de representantes de 72 municípios, incluindo coordenadores municipais de Saúde Bucal, gestores e responsáveis, além de representantes dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Mato Grosso, do CRO-MT e do Ministério da Saúde.

O evento também proporciona aos gestores a oportunidade de apresentar experiências exitosas, possibilitando a troca e o compartilhamento entre os participantes.

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Andrea Coelho, explicou que o objetivo do encontro é fortalecer a relação entre a gestão estadual e os municípios, além de destacar os avanços relacionados à saúde bucal no Estado.

“A ideia é fortalecer esse vínculo entre o Estado e os municípios, porque o maior papel do Estado é apoiá-los e é isso que a gente vem construindo. Temos visitado os municípios e, uma vez por ano, a gente se reúne para poder traçar as nossas linhas de trabalho. Estamos também fortalecendo a relação com os Escritórios Regionais de Saúde (ERS), que são nosso elo mais próximo com os municípios. Desde o primeiro encontro, essa relação melhorou muito, e isso se reflete na melhoria do atendimento aos usuários”, avaliou.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, destacou a força da política de saúde bucal do Estado de Mato Grosso, que está aliada às diretrizes do Ministério da Saúde.

“Este encontro destaca a força da política de saúde bucal do Ministério da Saúde e do Estado de Mato Grosso, reunindo os municípios como aliados na sua implementação. Todas as coordenadorias de saúde bucal dos municípios estão presentes ou representadas. O objetivo é discutir a política, compartilhar experiências bem-sucedidas para promover seu avanço, e repensar modelos antigos em busca de soluções mais eficientes, o que é fundamental para implementar a política da melhor forma em cada unidade básica de saúde”, acrescentou.

Já a coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, apontou a importância de eventos desta natureza, para que os profissionais da Saúde Pública de todo o Estado possam participar ativamente da construção da política.

“Quando reunimos gestores e representantes de diversos municípios e dialogamos sobre a política, eles compreendem a sua essência e como aplicá-la no atendimento diário. Esses profissionais nos auxiliam na construção da política e, ao se sentirem parte dela, são capazes de oferecer um cuidado em saúde bucal significativamente melhor à população, que é nossa principal preocupação”, disse.

A presidente do CRO-MT, Wania Dantas, destacou como primordial a aproximação entre o Conselho, a SES e as Secretarias Municipais para a constante melhoria do atendimento às diversas populações de Mato Grosso.

“Entendemos que a união das instituições beneficia a comunidade. Não estamos só fiscalizando o exercício profissional, mas também oferecendo capacitação para cirurgiões-dentistas, considerando a grande extensão territorial do estado. Trabalhamos com a SES e secretarias municipais, aproximando gestores para entender melhor as diversas situações de cada região, que incluem populações ribeirinhas, fronteiriças e indígenas”, finalizou.

A III Reunião de Coordenadores de Saúde Bucal do Estado de Mato Grosso totaliza uma carga horária de 16h em dois dias de evento.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora