Connect with us

Diamantino

Mais de 700 alunos da rede municipal de educação assistem o espetáculo “Agriman Agriventuras”

Publicado

em

Mais de 700 crianças do 3º ao 5º ano das escolas públicas municipais assistiram, nesta segunda-feira (27.03) no Centro de Eventos Juarez de Abreu, o espetáculo teatral “Agriman Agriventuras”. Por meio da peça, as crianças conheceram os super-heróis Agriman e Photosynthesista, que mostraram a importância de uma alimentação saudável.

Os pequenos ajudaram os defensores a combater o vilão Junk Blast, conhecido por criar comidas pouco nutritivas, em parceria com o Agribot, robô de inteligência artificial. Além de fazerem amizade com o Agriverse, uma árvore falante que apresentou às crianças diversas frutas, verduras e legumes.

O teatro foi realizado pelo Ministério da Cultura, SLC Máquinas, SLC Agrícola, Instituto SLC e VR Projetos. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Cria Ideias e Grupo Pregando Peça.

O diretor e produtor do espetáculo, Sérgio André da Silva, destacou o trabalho de reeducação alimentar realizado por meio da peça.

“Através do espetáculo, estamos abordando a importância da segurança alimentar. Os personagens são representantes da alimentação saudável, eles surgiram nos quadrinhos e agora estão adaptados para o teatro com uma linguagem dinâmica, moderna e que faz parte do cotidiano das crianças.”, frisou.

Rosilei Carris, secretária municipal de Educação, explicou a importância de uma abordagem lúdica e acessível na hora de trabalhar mudanças de hábitos com as crianças.

“Estamos trazendo esse teatro com o objetivo de criar um espaço de reflexão e ensinamento para as crianças. De forma divertida, eles estão aprendendo a importância de comer bons alimentos. Com certeza, essa ação contribuirá na memorização e na vontade de experimentar novas frutas e verduras”, ressaltou

Edvaldo Carnaúba, superintendente de gestão, comentou sobre o compromisso do governo municipal no cuidado e suporte dos mais de 2.500 estudantes das 14 unidades escolares municipais.

“A Prefeitura já investiu, de 2021 a 2023, mais de R$1,6 milhão em itens como: uniforme escolar, mochila, estojo, pares de tênis e crockers para os alunos. Além de materiais pedagógicos como quebra-cabeça, lápis, borrachas, massinha de modelar, giz de cera, cadernos e vários outros”, pontuou.

O superintendente de gestão ainda complementou dizendo. “Em nome do prefeito Dr. Manoel Loureiro, eu digo que a população pode contar com o nosso comprometimento nas atividades que tragam bem-estar e desenvolvimento às nossas crianças.”

Ao final do espetáculo os alunos receberam uma história em quadrinhos do Agriman e sua equipe.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora