Connect with us

Cuiabá

Limpurb retira cinquenta toneladas de detritos oriundos de descarte irregular no bairro Osmar Cabral

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, retirou nesta quarta-feira (31) cerca de cinquenta toneladas de detritos oriundos do descarte irregular no bairro Osmar Cabral. Entre os resíduos encontrados no bolsão de lixo estão restos de construção civil, móveis, pneus, animais mortos, caixas de madeira, restos de poda de árvore e materiais que se enquadram na coleta doméstica.

O trabalho se estenderá até o final de semana e conta com o suporte de maquinários como pá carregadeira e caminhão para o transporte dos materiais. No local, existe uma nascente, sendo necessários cuidados e ações especiais para garantir que não haja contaminação na água potável, incluindo a utilização de cloro ativo.

Atualmente, existem cinquenta pontos críticos em Cuiabá, que são monitorados pela Limpurb. A estimativa é que mensalmente são enviadas cerca de 500 toneladas de lixo desses locais para o aterro sanitário. Além das ações periódicas de limpeza de áreas utilizadas para o despejo irregular de resíduos, a Limpurb tem desenvolvido outras iniciativas para combater essa prática danosa ao meio ambiente e à saúde pública, como a instalação de 150 placas educativas em diversas regiões da cidade.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, apenas neste ano foram aplicados mais de R$ 20 mil em multas para munícipes flagrados realizando descarte irregular.

“Desde 2017, quando o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a prefeitura, tínhamos catalogado 368 bolsões de lixo. Hoje, infelizmente, ainda existem aproximadamente 50 pontos críticos. Vale ressaltar que, em algumas áreas, limpamos em uma semana e na outra o local já está sujo, então pedimos a conscientização da população”, pontuou o diretor-adjunto de Serviços Urbanos da Limpurb, Anderson Matos.

A orientação para a população que precisa descartar objetos inservíveis é acionar o Cata-treco. As equipes recolhem e encaminham o material sem utilidade ao aterro sanitário. Já os materiais em bom estado são doados para cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelo telefone (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora