Connect with us

MATO GROSSO

Batidas em postes já deixaram mais de 155 mil imóveis sem energia em MT

Publicado

em

Mais um dado chama a atenção para a violência no trânsito em Mato Grosso. Somente neste ano, mais de 155 mil imóveis no estado ficaram sem energia por causa de batidas em postes. Os números são da concessionária de energia do estado, parceira da campanha realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso “No trânsito, respeite a vida. A sua e a dos outros”.

Segundo a concessionária, ao todo foram 430 ocorrências. Mais de 63% dos acidentes foram registrados em áreas rurais no estado, a maioria concentrada na região de Sinop, que registrou 84 casos, afetando cerca de 16.300 clientes só no campo.

Além do risco à vida, essas ocorrências geram um efeito em cadeia. “Vemos carros, caminhões e maquinários agrícolas atingindo postes. Logicamente quanto maior o veículo, mais risco de danos existem. “Então nós precisamos ter muita atenção no campo e na cidade”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, Heitor Ragalci Galdino.

De acordo com Heitor, a orientação quando ocorre acidente envolvendo postes de energia é que todos permaneçam dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança. 

Campanha – O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros encerram nesta quarta-feira (31) a programação alusiva à campanha de prevenção e enfrentamento à violência no trânsito. Foram 30 dias de discussões sobre a temática, por meio de entrevistas semanais divulgadas na rádio CBN Cuiabá, e de divulgação maciça de orientações para sensibilização da sociedade sobre a importância da promoção da cultura de paz.

Entre as orientações para evitar acidentes, principalmente no campo, estão:

– Quando for descarregar alguma carga próxima a uma rede elétrica, verifique antes se a caçamba do caminhão irá pegar nessa rede;
– Quando for subir em capotas ou carrocerias, olhe atentamente se há algum fio próximo;
– Na lavoura, verifique se a barra do pulverizador ou o cano da colheitadeira está abaixada antes de passar por uma rede elétrica;
– Não faça queimadas próximas das redes;
– Use equipamentos adequados para eletrificar cercas e sinalize-a a cada cem metros. De preferência, contrate um eletricista qualificado;
– Deixe intervalos entre as cercas de arames localizadas sob a rede elétrica.
– Não toque em animais que levaram choque;
– Vistorie com frequência as instalações elétricas da sua propriedade.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Com show e karaokê, MT Hemocentro realizará programação especial no Dia do Doador de Sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, preparou uma programação especial em homenagem aos doadores nesta segunda-feira (25.11), data em que é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A programação ocorrerá das 9h às 18h e contará com a presença da banda musical da Polícia Militar e da banda Gotas de Amor, além de uma apresentação instrumental de violino. O evento também terá Karaokê para os candidatos à doação.

“O Dia do Doador de Sangue é importantíssimo para o MT Hemocentro, pois valoriza os doadores regulares de sangue, que constantemente doam esperança e vida. Nossa equipe está sempre disponível para receber os voluntários que realizam esse nobre gesto”, ressaltou a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Todas as unidades do interior do Estado também contarão com atividades especiais para o Dia Nacional do Doador de Sangue. As doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora