Connect with us

Cuiabá

Vigilância em Zoonoses inaugura novo laboratório para pesquisa e estudos de entomologia

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, inaugurou na manhã desta terça-feira (30) o novo laboratório da UVZ. O novo setor permitirá a realização de pesquisas e o armazenamento dos animais estudados, trazendo benefícios e maior resolutividade ao trabalho da Zoonoses.

Um dos idealizadores do projeto, o biólogo Pablo Marcelo Pazott, que “na UFMT, eu atuava como especialista em serpentes e animais venenosos. Na UVZ, percebi a deficiência da unidade no trabalho com esses animais que causam acidentes toxicológicos. Percebendo isso, decidimos criar um corpo técnico especializado nesses estudos. No entanto, precisávamos de um local para trabalhar. Conversei com a coordenadora, que me deu o aval, mas destacou as dificuldades que enfrentaríamos até chegar aqui. Hoje estamos realizando essa inauguração cheios de esperança por melhores resultados e com muita vontade de trabalhar para promover cada vez mais a prevenção e a saúde da nossa capital”, afirmou o biólogo, que foi homenageado durante a cerimônia de entrega do laboratório.

O novo espaço foi dividido em três setores, onde atuam, além dos biólogos, veterinários e agentes de endemias. Com a inauguração, o biólogo explica que agora é possível para a Zoonoses captar e armazenar animais que antes eram descartados após o processo de entomologia. “É um ganho bastante significativo para a Zoonoses. Agora temos um local para fazer triagem, separação e identificação de escorpiões, morcegos, serpentes, entre outros animais. Conseguiremos desenvolver pesquisas sobre as doenças e perigos causados por esses animais. Antes, esse trabalho era feito apenas com mapeamento, e o material era descartado depois. Agora, temos um local para montar nossa própria coleção e saber quais animais estamos lidando, o que é fundamental para obter resultados mais expressivos”, concluiu.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho, enquanto gestora, ela tem alcançado avanços significativos com os novos servidores. Graças ao novo espaço, a Zoonoses poderá desenvolver projetos e pesquisas que auxiliarão a sociedade como um todo. “Estamos bastante satisfeitos com a abertura do laboratório, que era muito necessário para os técnicos que lidam com vetores, roedores e serpentes. É um ganho para a instituição, mas ainda mais para a população, devido aos avanços que poderemos conquistar na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública”, garantiu a coordenadora.

O laboratório já está em pleno funcionamento e foi montado com os equipamentos e materiais que a Vigilância em Zoonoses já possuía. Na cerimônia de abertura do novo espaço, dois servidores que se empenharam e chegaram a ‘colocar a mão na massa’ foram homenageados e tiveram seus nomes destacados na placa da obra: o biólogo Pablo Marcelo Pazotti e o agente de combate às endemias Josino de Farias. Também participaram da solenidade o diretor-geral da Vigilância em Saúde, Benedito Oscar Campos; a secretária-adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Joseany Salomão Guimarães; e o diretor técnico Roney Dias Damaceno.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora