Connect with us

BRASIL

Lu Alckmin visita exposições inéditas na Brasília Design Week

Publicado

em

Lu Alckmin visita exposições inéditas na Brasília Design Week
Pedro Reis

Lu Alckmin visita exposições inéditas na Brasília Design Week

Em um momento especial da Brasília Design Week 2024 (BDW) , a segunda-dama da República, Lu Alckmin , visitou as exposições “Onde o Plano Encontra a Margem” e “Conexão Brasília” na última sexta-feira. Acompanhada por um grupo de mulheres empreendedoras do Distrito Federal, a visita foi guiada pela idealizadora da BDW, Caetana Franarin, e destacou a importância do design na capital.

Segunda-dama e empreendedoras de Brasília
Segunda-dama e empreendedoras de Brasília | Foto: Cristiano Costa

“Exposições belíssimas e importantes que confirmam a qualidade e a criatividade do design brasileiro, que ganha cada vez mais destaque fora do Brasil” , comentou Lu Alckmin. “As peças de Brasília reforçam a importância da cidade no design mundial. A arquitetura de Brasília é inspiradora em todas as manifestações criativas que ganham visibilidade em exposições como essas.”

A BDW 2024, realizada no mezanino do Museu Nacional da República, apresenta duas mostras significativas. A exposição “Onde o Plano Encontra a Margem”, curada por Nina Coimbra, traz um recorte da identidade cultural brasiliense através de objetos de design produzidos entre 2022 e 2024.

Nina Coimbra
Nina Coimbra | Foto: Cristiano Costa

“A exposição é diversa, sustentável e representativa. Há diversidade na utilização de matérias-primas e em processos que manifestam a consciência dos desafios ambientais e sociais do Brasil e de Brasília” , explicou Nina. Entre os destaques estão trabalhos de Samuel Lamas, Rafaela Gravia, Choque Arquitetura e Aciole Felix.

“Estamos muito felizes e honrados com a visita de todas vocês. Brasília inspira e expira criatividade. Não há como andar pela cidade sem se deparar com uma grande obra ou expressão artística” , afirmou Caetana Franarin. “É preciso que nossa cidade abrace o design como caminho para seu desenvolvimento sustentável.”

Brasília Design Week 2024
Brasília Design Week 2024 | Foto: Cristiano Costa

Já a mostra “Conexão Brasília”, sob a curadoria de Dimitri Lociks, foca no viés político do design, revelando a capital como um ponto de partida para iniciativas que impulsionam a economia nacional. “A exposição apresenta um panorama diversificado e instigante das diferentes perspectivas de fomento ao design, enfatizando a importância das parcerias estratégicas entre entidades públicas e privadas” , destacou Lociks.

O conteúdo exposto inclui ações de capacitação em design para micro e pequenas indústrias moveleiras, além de promoção da excelência do design brasileiro no mercado externo, com destaque para a Design Week de Milão. Nomes renomados como Jader Almeida, Sérgio Matos e Victor Leite marcam presença na seleção.

As exposições da Brasília Design Week 2024 continuam até o dia 4 de agosto, oferecendo ao público uma oportunidade única de apreciar o melhor do design brasileiro e brasiliense, refletindo a rica diversidade e a criatividade da capital federal.

Confira os cliques do evento pelas lentes de Cristiano Costa:

Sara Seilert, Caetana Franarin, Lu Alckmin, Mirella Ximenes e Nina Coimbra

Sara Seilert, Caetana Franarin, Lu Alckmin, Mirella Ximenes e Nina Coimbra

WhatsApp Image 2024-07-27 at 18.36.55

Moema Leão, Lu Alckmin e Eliane Martins

Moema Leão, Lu Alckmin e Eliane Martins

Janine Brito

Janine Brito

Claudia Maldonado e Beatriz Borges

Claudia Maldonado e Beatriz Borges

Cecília Leite, Claudia Pereira e Sandra Rodrigues

Cecília Leite, Claudia Pereira e Sandra Rodrigues

Caetana Franarin e Lu Alckmin

Caetana Franarin e Lu Alckmin

The post Lu Alckmin visita exposições inéditas na Brasília Design Week first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora