Neste domingo (28), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal ( Metrô-DF ) fará uma ampliação especial no horário de circulação dos trens devido à Parada LGBTQIA+ , que acontecerá a partir das 14h na Esplanada dos Ministérios.
Para acomodar o fluxo de passageiros e facilitar o transporte durante o evento, o Metrô-DF operará em todas as estações das 7h às 19h, com embarque e desembarque liberados. Entre 19h e 22h30, no entanto, o embarque será restrito à Estação Central, enquanto as demais estações permitirão apenas desembarque.
Além do evento da Parada LGBT, a Esplanada dos Ministérios receberá a 33ª Corrida do Fogo, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Devido à corrida, diversas interdições no trânsito começarão a ser aplicadas a partir das 17h deste sábado (28). A interdição afetará a via de ligação entre a S1, no sentido Congresso Nacional, e a N1, no sentido Rodoviária do Plano Piloto.
A partir das 8h de domingo, a S1 será totalmente fechada para o tráfego de veículos. Durante a competição, a Avenida José Sarney, na altura do Ministério da Saúde, permitirá acesso a duas faixas da S1 após a passagem dos corredores.
No entanto, o trânsito próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF) será desviado para a S2.
Na Via N1, o bloqueio para veículos ocorrerá do Quartel do CBDF até a L2 Norte, com os acessos pela Via Palácio Presidencial e pela L4 Norte também sendo fechados na manhã de domingo. A faixa mais à direita da N1, a partir do Ministério da Justiça, será reservada para a saída dos veículos dos ministérios.
O Detran-DF estima que as interdições no trânsito na Esplanada dos Ministérios vão até as 12h de domingo. Para evitar congestionamentos e facilitar a locomoção, recomenda-se que os motoristas planejem seus deslocamentos com antecedência e optem por rotas alternativas.
Serviço:
Parada LGBTQIA+ Data: 28/07 Horário: A partir das 14h Local: Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF
33ª Corrida do Fogo Data: 27 e 28/07 Horário das interdições: A partir das 17h de 27/07 até as 12h de 28/07 Local: Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.