A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrou na manhã desta quarta-feira (29.03), a Operação Impetus Mapim, para cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão domiciliar em alvos identificados como ponto de tráfico de drogas.
A operação coordenada pelo delegado Gutemberg de Lucena Almeida contra com apoio da equipe do Canil do SOE. A ação faz parte do planejamento da DRE de enfrentamento ao tráfico de drogas local, conhecido como tráfico doméstico ou tráfico formiguinha, que ocorre em pequenas bocas de fumo localizadas dentro de bairros e tanto incomodam a sociedade.
As cinco ordens judiciais de busca e apreensão foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, decretadas com base nas investigações da DRE, que identificaram pontos de vendas de drogas, na região do bairro Mapim.
Durante os trabalhos, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de munições de uso permitido. A delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares, destaca que a participação da sociedade, por meio de denúncias, é fundamental em operações de combate ao tráfico doméstico.
“As informações passadas por meio do número 197 e dos demais canais de segurança pública, são fundamentais para o início de uma investigação técnica que embasarão os pedidos das ordens judiciais”, disse a delegada.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.