Connect with us

MUNDO

Mesmo com chuva, Paris vive empolgação com abertura olímpica

Publicado

em

Multidões enfrentaram filas nos controles de segurança e chuvas fortes ao se dirigirem às margens do rio Sena, nesta sexta-feira, para assistir à extravagante cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, que começou com a soltura de fumaça nas cores da bandeira tricolor da França.

A febre olímpica cresceu lentamente em Paris, onde moradores reclamaram do fechamento de ruas no coração da cidade e comércios locais criticaram as perdas nas vendas em um momento no qual a capital francesa se transformou em uma fortaleza a céu aberto.

Uma flotilha de balsas está carregando mais de 6 mil atletas pelo rio Sena, em cerimônia prevista para durar quatro horas. A cantora Lady Gaga e dançarinos já se apresentaram.

“Mal posso esperar para ver o quão incrível será”, afirmou Fejiro Ogbanufe, de 37 anos, com uma bandeira da Nigéria sobre seus ombros. Ela viajou de Genebra, na Suíça, com suas três filhas.

Elise Boukorrass, de 17 anos, disse que estava “superanimada, pois isso acontece apenas uma vez em vida” após passar pelo controle de segurança. “As checagens foram um pouco demoradas, mas vale a pena.”

A França colocou em vigor uma operação de segurança sem precedentes em tempos de paz para garantir a tranquilidade do evento. Cerca de 45 mil policiais e milhares de soldados foram destacados. O espaço aéreo da Grande Paris foi fechado, e atiradores de elite estão posicionados nos topos dos prédios.

“Há mais policiais do que pessoas. Não me sinto inseguro”, afirmou Jean Landerretche, um bioquímico de 19 anos e que estuda em Paris.

“Mal posso esperar para ver como eles farão a cerimônia fora do estádio. Acho que será uma grande festa”, contou Julie Tourtet, de 27 anos, uma voluntária dos Jogos. “É o espírito olímpico: ele aproxima as pessoas, é comovente, teremos uma grande carga de emoção.”

Mas nem todos se sentiam assim. Yi, uma chinesa que vive na cidade, deixou as margens do Sena, porque havia muitas pessoas à sua frente. “Há muita gente, não conseguimos ver nada do rio. Vivemos muito perto da região, então recebemos quatro ingressos gratuitos, mas estamos indo pra casa. Prefiro ver em uma TV ou uma tela, de lá”, disse.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora