Connect with us

Cuiabá

Procon Municipal realiza audiência de conciliação para consumidor com deficiência auditiva

Publicado

em

Uma iniciativa pioneira e com o intuito de atender e defender o cidadão cuiabano, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Municipal realizou nesta quinta-feira (25) uma audiência de conciliação que marcou um verdadeiro avanço para a instituição e para o consumidor. Com deficiência auditiva, Edilson Brandão procurou o órgão para resolver uma situação administrativa e financeira com uma prestadora de serviços. Por não conseguir utilizar a plataforma digital da empresa, ele não obtinha o retorno esperado. “Foi a partir da procura do Edilson que buscamos oferecer o melhor retorno possível. Convidamos a intérprete de Libras, Débora Vieira, que proporcionou o acesso que ele tanto buscava, pois, com a ajuda dela, ele pôde expressar suas preocupações de maneira clara e precisa”, disse o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

A audiência foi liderada pela coordenadora Maria Antônia Carvalho e Amanda Coutinho, que atuou como procuradora do fornecedor, além da participação do secretário Genilto. Ao final, um acordo foi alcançado: a empresa se comprometeu a ressarcir o Sr. Edilson, encerrando o processo de forma satisfatória para ambas as partes. “Trabalhar no Procon proporciona grandes conquistas, principalmente no aspecto pessoal e profissional. Ter como resultado final o problema resolvido de forma positiva para o consumidor é muito gratificante, ainda mais para pessoas que precisam do auxílio de terceiros para ver o problema atendido”, declarou Amanda.

“Este caso ilustra o impacto positivo do Procon na vida dos consumidores cuiabanos, promovendo relações de consumo mais justas e equilibradas. Cada audiência bem-sucedida reforça a missão do Procon de melhorar a qualidade de vida da população e garantir o exercício pleno da cidadania. A história do Sr. Edilson é um exemplo inspirador do trabalho contínuo do Procon para proteger os consumidores e assegurar que seus direitos sejam respeitados, demonstrando o valor de uma instituição comprometida com a justiça e a equidade”, concluiu Genilto.

Para facilitar o acesso aos serviços, os cidadãos poderão se dirigir presencialmente à sede administrativa do Procon, que fica na Rua Joaquim Murtinho, n° 554, Centro, durante o horário de funcionamento.

Àqueles que queiram agilizar o atendimento, foi disponibilizado um número de WhatsApp – (65) 3641-6400, sendo esse serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando maior acessibilidade e conveniência ao público. As demandas serão admitidas, processadas e respondidas por ordem de recebimento e distribuídas por ferramenta de atendimento automatizado.

Nas redes sociais, a conta @proconcuiabano no Instagram funciona como um canal informativo, oferecendo orientações aos consumidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Emanuel Pinheiro comemora conquista do selo que reconhece os avanços na alfabetização e na recomposição da aprendizagem

Publicado

em

Por

O município de Cuiabá foi novamente premiado ao alcançar 95 pontos, numa escala até 100, na conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em setembro desse ano. A conquista é mais um marco histórico alcançado pela Educação, que reafirma sua posição de destaque entre as redes municipais de ensino e o compromisso assumido pela gestão Emanuel Pinheiro com a alfabetização das crianças cuiabanas.

O Selo Ouro, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 10/2024, é uma das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) para reconhecimento dos municípios pelo investimento em projetos e programas com foco na Alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e na recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas redes públicas.

O prefeito Emanuel Pinheiro comemorou mais essa conquista – recentemente Cuiabá foi agraciada com o Selo UNICEF, um reconhecimento às políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes – que reflete a incansável busca pela qualidade do ensino, o trabalho conjunto de professores, gestores escolares, famílias e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e o investimento da sua gestão em ações voltadas a melhoria do ensino.

“Essas conquistas fortalecem a educação pública cuiabana como referência em ações que priorizam a qualidade de vida e o futuro das novas gerações. É o resultado do trabalho árduo e planejado, dos investimentos próprios na formação de gestores e professores, em novas metodologias pedagógicas, material didático e estruturas físicas adequadas ao aprendizado. É um orgulho que reforça nossa missão de garantir Educação de qualidade para as crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre o diferencial da educação pública cuiabana. “Ao tomar a decisão de priorizar a Educação e investir na implementação da Politica Municipal de Educação, a Escola Cuiabana; no planejamento estratégico; na formação continuada dos profissionais; nos recursos pedagógicos e no acompanhamento de assessoria mais próximo das escolas, a gestão Emanuel Pinheiro investiu em garantir, para as crianças, o direito à Educação e a um futuro mais promissor, diminuindo índices de evasão e melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes, comprovado nas avaliações internas e externas. A educação pública, na nossa Capital, deu um salto em qualidade”, salientou Edilene Machado.

Critérios

A Coordenadora Técnica de Ensino, Eliane Quinhone, explicou que a concessão do Selo Nacional é baseada na pontuação alcançada em 20 critérios avaliados por uma Comissão Específica, constituída pelos Articuladores Regionais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Segundo a Coordenadora Técnica, os programas próprios da rede municipal, como o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (PROMP), que atendem à formação dos profissionais da educação e promovem a distribuição de materiais complementares aos estudantes do 1º e 2º anos e 3º ao 5º ano, respectivamente, com recursos do município, o Projeto Quem Falta Faz Falta, com foco no combate à evasão, contribuem para o combate à desigualdade de desempenho acadêmico e a promoção da equidade; incentivo à leitura literária com a implementação dos Cantinhos de Leitura, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada e outros projetos; tudo isso, envolvendo a participação de 100% dos estudantes, de acordo com a etapa de ensino e 100% dos profissionais promoveram uma grande transformação. “A adoção de políticas públicas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades transformaram a educação cuiabana, trazendo resultados positivos e avanços na qualidade do ensino”, salientou Eliane Quinhone.

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto nos Planos Nacional e Municipal de Educação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora