Connect with us

Lucas do Rio Verde

Conheça os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde do Município

Publicado

em

Não é novidade para ninguém que a saúde é direito de todos e que o Sistema Único de Saúde (SUS) existe para garantir que todo cidadão tenha acesso a medidas sociais e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Em Lucas do Rio Verde colocamos em prática tudo isso nos PSFs ou “postinhos”, que são centros de atendimento localizados nos bairros, que buscam facilitar o acesso da população ao serviço, que vai além de atendimento médico.

Os PSFs atendem das 7h às 11h e das 13h às 17h. As salas de vacina de cada unidade funcionam das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Urgência e Emergência continuam sendo atendidas no Pronto Atendimento Municipal (PAM), todos os dias, das 6h à meia-noite.

Entre as ações desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares dos PSFs, estão: acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento odontológico, curativo, distribuição de preservativos, atendimento de enfermagem, exame preventivo papanicolau (câncer de colo de útero), imunização pela administração de vacinas, atendimento médico, nebulização, planejamento familiar, visitas domiciliares e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, sífilis, hepatite A e B, entre outros.

Outra ação desenvolvida em todos os PSFs, incluindo as unidades rurais, é a saúde bucal, que também oferta de forma gratuita tratamento odontológico a toda população. Entre os atendimentos, estão restauração, extração, limpeza, acompanhamento desde a gestação, passando pelo bebê, e acompanhamento da criança até os dois anos de idade (puericultura).

De acordo Ilciele Catarina da Silva, coordenadora e enfermeira do PSF XVI Bieger, o acolhimento faz parte do atendimento integral para reconhecimento e resolução das demandas do usuário em tempo mais oportuno possível.

“Ao chegar no local, o paciente é acolhido e passa pela triagem. Muitas vezes, a necessidade pode ser resolvida nesse primeiro momento ou então será encaminhado a outro profissional, como enfermeiro, médico, dentista ou psicólogo. Caso o paciente necessite de demandas como vacinação, pesagem de crianças, atualização de programas como Bolsa Família, aferimento de pressão, o serviço já pode ser resolvido na triagem, sem que haja necessidade de acionar o profissional médico”, explica.

Além desses serviços, os profissionais das unidades de saúde estão capacitados para orientar os pacientes sobre pré-cadastro de pessoas com comorbidades, exames médicos e emissão de laudos para a comprovação da vacinação contra a Covid-19. Mais informações no site da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Atletas paralímpicas de Lucas do Rio Verde participam de competição nacional

Publicado

em

Por

No próximo domingo (24), duas paratletas que representam Lucas do Rio Verde embarcarão para São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais, que acontecem de 25 a 29 de novembro. As atletas disputam em quatro diferentes modalidades esportivas.

A competição acontecerá no Centro de Referência Paralímpica (CPB), com participação de atletas do Brasil todo. As atletas de Lucas do Rio Verde garantiram vaga no mês de março, quando competiram na Seletiva Estadual das Paralimpíadas.
Para a professora Luciana Mafra Stefanello, que prepara as atletas, a expectativa é de bons resultados e a prova vem sendo muito aguardada. “Poder participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais é a concretização de um trabalho realizado com muita dedicação e compromisso. Para as paratletas é a competição mais aguardada do ano, e elas vêm se preparando para defenderem seus recordes e melhorarem suas performances”, disse Luciana.

A atleta Maria Clara Coelho Anton, aluna da Escola Olavo Bilac, competirá na modalidade de Lançamento de Club, pela Classe F32, categoria sub-14. Já a atleta Ewellyn Vitória, aluna da Escola Militar, competirá nas provas de corridas de 100 e 200 metros e ainda no Lançamento de Disco, pela Classe T/F34, categoria sub-16.
Ambas são recordistas escolares nacionais: Maria Clara no Lançamento de Club e a Ewellyn no Lançamento de Disco.
“Esperamos poder representar bem Lucas do Rio Verde e o Estado do MT, além de impulsionar o esporte paralímpico em nosso município. Agradecemos desde já a Prefeitura e a Secretaria de Esporte e Lazer pelo apoio”, destacou a professora.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora