Connect with us

MATO GROSSO

Desafios da mobilidade urbana também incluem mudanças de comportamento

Publicado

em

Com uma frota de quase 500 mil veículos, Cuiabá ainda tem muito a avançar em termos de mobilidade urbana. Na última entrevista à rádio CBN Cuiabá (95,9 FM)  da série relacionada à campanha “No trânsito, respeite a vida. A sua e a dos outros”, desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros, a secretária municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Luciana Zamproni, lançou uma reflexão: “Somos uma capital, mas ainda pensamos como uma província quando o assunto é mobilidade urbana”.

A entrevistada chamou a atenção dos ouvintes sobre o comportamento dos condutores que agem como se o trânsito se resumisse aos veículos. “O trânsito também envolve pessoas, é necessário esse compartilhamento e respeito. Ainda é um grande desafio falar em mobilidade urbana em Cuiabá, onde 100% das ocorrências estão relacionadas a negligências, como alta velocidade, embriaguez e o não cumprimento das normas de trânsito”, destacou a gestora.

A título de exemplo, Zamproni citou que já se deparou com um condutor em Cuiabá com 148 infrações no período de dois anos. A entrevistada destacou a importância da fiscalização, mas também alertou sobre a necessidade de se dar uma ênfase maior para a direção defensiva no curso de formação para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A secretária destacou os projetos realizados na Semob para mudanças de comportamento no trânsito. Citou o “Heróis no Trânsito”, que busca conscientizar crianças de 9 a 12 anos em escolas públicas e privadas sobre a importância da segurança no trânsito, e o “Moto Educação”, que vai até as empresas para orientar os condutores de motocicletas sobre os perigos no trânsito e fornecer gratuitamente manutenção, serviços e pequenos reparos em motocicletas.

Durante a entrevista, a secretária também abordou aspectos relacionados à fiscalização de veículos pesados nas vias de Cuiabá, monitoramento por meio da Central de Controle Operacional, entre outros assuntos. Alertou que, nos casos de acidente sem vítima, os condutores envolvidos devem retirar imediatamente os veículos da via para um local seguro, evitando novas ocorrências.

Divulgou também o número para denúncias via whatsapp (65 99235-6950). Óleo na pista, veículos impedindo a entrada de hospitais e pessoas empinando motos são algumas das ocorrências que podem ser informadas por meio do canal.

Assista aqui a entrevista na íntegra

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Publicado

em

Por

Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.

Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.

No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.

No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.

Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.

A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora