Um grupo de pescadores foi surpreendido por uma baleia jubarte que, aparentemente irritada, atacou o barco onde eles estavam e os jogou no mar. O caso aconteceu nesta terça-feira (23), na costa de New Hampshire, nos Estados Unidos.
Assista:
New Hampshire – Maine Border – For the last month the whale has been in the river and causing a lot of attention – now today it capsized spectators boat! ■PLEASE LEAVE THE WHALE ALONE YOU ARE STRESSING IT OUT!! ■Police need to monitor the waters and make people keep away so he… pic.twitter.com/TdJkeNTLRR
No vídeo, é possível ver que o mamífero surge de repente nas águas e não demora para atacar a embarcação. A cabeça do animal bateu no barco, o que o fez recuar logo em seguida.
Os dois pescadores que estavam no barco não usavam colete salva-vidas e, por isso, foram sugados pela correnteza. Por sorte, um dos vários veículos de pesca que estavam na área correram para o seu resgate, segundo a Guarda Costeira dos EUA.
Tanto os pescadores quanto a baleia saíram do incidente sem ferimentos graves.
“Foi um acidente”
Ao jornal americano The Post, especialistas que analisaram o vídeo afirmaram que o comportamento da baleia não pode ser justificado como uma irritação.
“Foi um acidente”, disse Dianna Schulte, co-fundadora e diretora de pesquisa do Blue Ocean Society para Conservação Marinha.
Segundo a especialista, a baleia estava se alimentando quando atingiu a superfície da água.
“As baleias passam por cardumes com as bocas bem abertas, e fecham a boca antes ou depois de atingirem a superfície”, explica. “O barco estava no lugar errado”, conclui.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.