Connect with us

BRASIL

Maduro desafia críticas de Lula e reforça confiança em eleições na Venezuela

Publicado

em

Maduro desafia críticas de Lula e reforça confiança em eleições na Venezuela
Redação GPS

Maduro desafia críticas de Lula e reforça confiança em eleições na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu, nesta terça-feira (23), às críticas do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as eleições presidenciais venezuelanas, marcadas para domingo (28).

Em resposta às advertências de Lula sobre um possível “banho de sangue” se a oposição vencer, Maduro declarou: “Que tome um chá de camomila”. A frase direcionada ao aliado sul-americano reflete a tensão política crescente em torno do pleito.

Sem mencionar diretamente o ex-presidente brasileiro, Maduro reiterou sua posição em uma coletiva de imprensa, quando deixou o posicionamento.

“Eu não disse mentiras. Apenas fiz uma reflexão. Quem se assustou que tome um chá de camomila”, reforçou.

O líder venezuelano defendeu que na Venezuela triunfará “a paz, o poder popular, a união cívico-militar-policial perfeita”.

A controvérsia começou após Lula expressar preocupação com a declaração de Maduro durante uma coletiva na segunda-feira (23).

“Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue”, disse o brasileiro.

Lula, um dos aliados mais importantes de Maduro, defendeu o respeito ao resultado das eleições democráticas.

Maduro, por sua vez, enfatizou que suas preocupações são fundamentadas na história recente da Venezuela.

“Eu disse que se, negado e transmutado, a direita extremista (…) chegasse ao poder político na Venezuela haveria um banho de sangue. E não é que eu esteja inventando, é que já vivemos um banho de sangue”, continuou o o líder venezuelano.

No contexto eleitoral, a principal aliança opositora respaldou o diplomata Edmundo González Urrutia como candidato, após a impossibilidade de apresentar María Corina Machado, favorita nas pesquisas mas impedida devido a sanções administrativas.

Maduro, aspirando a um terceiro mandato que o levaria a 18 anos no poder, afirmou confiar em uma “maior vitória eleitoral da história” para aqueles que apoiam seu governo.

The post Maduro desafia críticas de Lula e reforça confiança em eleições na Venezuela first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora