Connect with us

BRASIL

Na Praia: conheça os responsáveis pela cenografia do festival

Publicado

em

Na Praia: conheça os responsáveis pela cenografia do festival
Pedro Reis

Na Praia: conheça os responsáveis pela cenografia do festival

Dragões, lanternas chinesas e muita areia de praia no meio do cerrado brasileiro. Essa mistura ousada marca o Na Praia Festiva l, um dos principais eventos culturais do país, que nesta edição de 2024 traz a temática “China”. Além do espetáculo artístico e visual, o festival se destaca pela inovação e sustentabilidade, com a assinatura da Oceano Arquitetura.

Desde 2022, a Oceano é a responsável por tornar o Na Praia um evento “verde”, desempenhando um papel crucial na criação e compatibilização dos projetos arquitetônicos. Em 2024, a empresa trouxe uma proposta inovadora, criando uma dualidade entre a China tradicional e a moderna.

Chinatown e o palco monumental

A vila A&B, intitulada Chinatown, é uma imersão nos pequenos comércios tradicionais chineses, com uso de materiais como madeira, cores intensas, luminosos, neon e lanternas típicas chinesas. Já o palco central, com 30 metros de altura e uma boca de cena de aproximadamente 20 metros, traz a China contemporânea com muita iluminação, LED e efeitos visuais inspirados no skyline de Xangai.

Festival Na Praia (6)
Entrada do festival | Foto: divulgação
Palco Na Praia
Palco Na Praia | Foto: BS Fotografias

“Buscamos inovar ano a ano, pesquisando novos efeitos de luz e tecnologias que podem ser aplicadas ao palco, tornando a experiência ainda mais memorável” , ressalta Mariana.

Festival Na Praia (3)
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Festival Na Praia (1)
Foto: divulgação

Sustentabilidade em destaque

A Oceano Arquitetura, em conjunto com a R2 Produções, implementou uma robusta estratégia de sustentabilidade alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Desde 2017, o Na Praia é reconhecido como o primeiro festival Lixo Zero da América Latina e, posteriormente, como o maior festival Lixo Zero do mundo.

“Nosso objetivo é criar cenografias que encantem visualmente e sejam sustentáveis. Cada material escolhido e cada estrutura construída refletem nosso compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social, além do nosso compromisso com o belo e a experiência final de quem curte o evento” , explica Mariana Mares Guia, sócia da Oceano.

Diversão para todas as idades

O Festival Na Praia oferece uma mistura de lazer, esporte, natureza, cultura, gastronomia e brincadeiras. Aos finais de semana, há atividades para crianças, como um jardim chinês com lago para mergulho e um espaço de piquenique com oficinas recreativas.

Para os adultos, o festival promove atividades esportivas nas areias e quadras do Na Praia, incluindo uma praia artificial à beira do lago Paranoá. A vila gastronômica, com dezoito restaurantes, oferece uma experiência que vai de frutos do mar a hamburguerias.

Oceano Arquitetura

A Oceano Arquitetura, especializada em cenografia para eventos online e offline, arquitetura comercial, ativações de marca e design de parques temáticos, se destaca pela viabilidade técnica e financeira de seus projetos. A empresa já esteve à frente de importantes projetos cenográficos em várias cidades brasileiras, incluindo o CoMA em Brasília e o Bali Park em Luziânia.

O escritório é composto por quatro sócios. Mariana Mares Guia, arquiteta formada pela UFMG e com um Master em Architecture and Sustainability na Bélgica, é especialista em projetos comerciais e institucionais. Thalisson Alexandre Silva Mesquita, arquiteto e urbanista pela UniCeub com pós-graduação em Conforto Térmico e Ambiental pela UnB, se destaca no setor imobiliário e em eventos como Na Praia e Carnaval do Parque.

Gustavo de Sousa Vasconcelos Goes, arquiteto e urbanista pela UnB com pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura, foca em projetos comerciais e expografia desde 2006. Victor Ricardo Holanda Freitas, formado em Desenho Industrial pela UnB, concentra-se em arquitetura comercial e direção criativa para cenografia de eventos e ativações de marca desde 2017.

Na Praia 2024

O festival, que começou no final de junho tem programação até setembro, vem contando com um line-up variado. Djavan, Jota Quest e Ivete já passaram pelo imponente palco. Enquanto Alcione, Pitty, Pabllo Vittar e Timbalada, ainda estão por vir.

Na Praia 2024 visão aérea
Visão aérea do parque Na Praia | Foto: BS Fotografias

The post Na Praia: conheça os responsáveis pela cenografia do festival first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora