Connect with us

Diamantino

Agência Reguladora fiscaliza execução dos serviços de implantação da rede de esgoto em Diamantino

Publicado

em

Representantes da Agência Regional de Regulação dos Serviços de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal – AGERR estiveram em Diamantino, nesta terça-feira (28.03), para fiscalizar a execução dos serviços de implantação da rede de esgoto no município e o cumprimento das metas previstas no contrato firmado em 2013 com a Aegea-Águas de Diamantino, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico na cidade.

O prefeito Dr. Manoel Loureiro recebeu a diretora geral da AGERR, Luciana Silva, o ouvidor Péricles Cruz e o fiscal Carlos Alves de Lima. Também participaram da reunião o vice prefeito Jozenil Costa Lube, o procurador municipal Ramon Oliveira e o engenheiro da Prefeitura, Alberto Dualibi.

De acordo com Dualibi, a equipe veio ao município atendendo a uma solicitação da Prefeitura para fiscalizar como está o andamento dos serviços que devem ser prestados pela concessionária. “Existem cláusulas estabelecendo prazos para serem cumpridos pela empresa e a Agência Reguladora tem o papel de controle e fiscalização desses serviços”, explica.

Luciana destaca que o propósito da AGERR consiste em atuar a favor dos direitos e interesses da população, buscando garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade no que tange ao sistema de saneamento básico. “A Agência Reguladora entra nessa intermediação entre a prefeitura que é a concedente e a concessionária. Atua em prol da população”, afirma a diretora geral da AGERR.

Em caso de reclamação sobre a má prestação dos serviços, o morador pode acionar a Águas de Diamantino e solicitar atendimento. Se não for atendido, está disponível a ouvidoria da Agência Reguladora por meio do endereço eletrônico www.agerrpantanal.com.br.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora