Connect with us

Cuiabá

Evento vai reunir cerca de 2 mil profissionais da educação em palestras e formações

Publicado

em

No próximo dia 29, profissionais da educação estarão participando do VIII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal. O evento, que tem como objetivo fortalecer as ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino públicas de Cuiabá, será hibrido com momentos presenciais e não presenciais, transmitidos pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube.
A abertura oficial será às 8h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso e contará com a presença de cerca de dois mil profissionais das equipes gestoras das unidades educacionais, representantes das unidades, instituições filantrópicas, profissionais da Secretaria Municipal de Educação e parceiros. Os demais profissionais da educação acompanharão a solenidade pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube.
Logo após a abertura oficial do Seminário será realizada a palestra magna proferida pela professora de Neurociência e Saúde Mental, Aline Castro, sobre o tema “A ciência do bem viver e o propósito do trabalho”.
Aline Castro é palestrante, consultora e mentora de líderes em decisões estratégicas organizacionais e pessoais além de desenvolver programas de saúde emocional nas empresas.
Professora de neurociência e saúde mental da Fundação Getúlio Vargas, do Hospital Albert Einstein e da pós-PUC digital, é co-fundadora do Congresso Internacional de Felicidade, TEDx Speaker e desenvolvedora de programas de lideranças em organizações como Volvo, Grupo Boticário e Latam.
Mestre em Governança Corporativa, com pesquisa na linha de Inteligência Emocional, e MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE – Basil), instituição conveniada à Fundação Getúlio Vargas.
Psicanalista em formação, Aline Castro é especialista em Relações Internacionais e jornalista pela Universidade Federal do Paraná.
Master em mentoring, coaching, hipnose, programação neurolinguística e eneagrama nos EUA; especialista em nutrição ayurvédica na Índia e em psicologia positiva pela Universidade de Yale. Estudou na Alemanha, morou na Índia e foi correspondente na Itália e repórter no Rio de Janeiro e em São Paulo pela Rede Globo. Hoje, Aline Castro ministra palestras e aulas no Brasil e no mundo.
Programação
O VIII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal prossegue no período da tarde, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a palestra “Case de sucesso em Gestão Escolar”, com o secretário Municipal de Educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos, para gestores das unidades educacionais e, em salas anexas, a 2ª Formação LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), para cerca de 700 profissionais.
Também no período vespertino, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), serão realizadas formações para 240 professores e relatos de experiências para professores dos Anos Iniciais (1º e 2º anos) e, transmitidas pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube, palestras com os temas “Estratégias para intervenção pedagógica: consolidando a aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática”, e “Projetos interdisciplinares”, com consultores da Aprender Editora, e “Saúde do Trabalhador”, com psicólogas e fisioterapeutas do Espaço do Servidor para cerca de 300 professores do 3º ao 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores de Arte e Educação Física, e técnicos da rede pública Municipal de Educação.

Confira a programação completa do VIII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal
Dia – 29/07
Período Matutino

7h30 às 8h: Credenciamento
8h30 – Abertura Oficial do Seminário
Apresentação Cultural: Pot-pourri de músicas cuiabanas com os estudantes da EMEB Gracildes de Melo Dantas
Mesa de abertura

PALESTRA MAGNA:
9h30
– Palestra:
Palestrante: Aline Castro
Tema da palestra: A ciência do bem viver e o propósito no trabalho
Público-alvo: todos os profissionais da educação

Modalidade Híbrida:
Presencial:
Equipes Gestoras das Unidades Educacionais, representantes das Unidades, Instituições Filantrópicas, parceiros e profissionais da SME
Não Presencial: Demais profissionais da Educação
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Período Vespertino (Presencial)
13h às 13h30 –
Credenciamento
13:45h – Abertura
14:00 às 14:30 –
Trajetória da Gestão Prefeito Emanuel Pinheiro – Secretária Municipal de Educação – Edilene de Souza Machado.
14:30 às 16:30 – Palestra: Case de sucesso em Gestão Escolar
Palestrante: Francisco Herbert Lima Vasconcelos – Secretário da Educação de Sobral – CE
Público-alvo: Gestores das Unidades Educacionais.
17h – Encerramento

Programação – Salas Anexas
2ª Formação LEEI – MT – Equipe da Educação Infantil/COC
13h às 13h30 –
Credenciamento
Formadores(a): Equipe da Educação Infantil/COC
Público-alvo: Professores da Pré-escola.

17h – Encerramento
Modalidade Presencial: Hotel Fazenda Mato Grosso

Relatos de Experiência para Professores dos Anos Iniciais

13h às 13h30 – Credenciamento
Mediador(a): Equipe do Ensino Fundamental/COC
Público-alvo: Professores dos Anos Iniciais (1º e 2º anos)

17h – Encerramento
Modalidade Presencial: Centro de Formação da Escola Cuiabana

Período Vespertino – Canal 1 da Escola Cuiabana no YouTube
13h45min –
Cerimonial
14h – Palestra com Poly Lima de Oliveira – Aprender Editora
Tema: Estratégias para intervenção pedagógica: consolidando a aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática
15h30min – Palestra – Aprender Editora
Tema: Projetos interdisciplinares.
16h30min – Palestra com as Psicólogas e Fisioterapeuta do Psicossocial
Tema: A saúde do servidor
Público-alvo: Professores do 3º, 4º e 5º anos e técnicos da Rede Municipal de Educação.

17h – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

Publicado

em

Por

Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora