Connect with us

POLÍCIA

PARA DOMINGO – Academia da Polícia Civil capacita 2.513 servidores no primeiro semestre deste ano

Publicado

em

A Academia da Polícia Civil de Mato Grosso (Acadepol) capacitou neste primeiro semestre do ano 2.513 servidores da instituição em diversas áreas de formação, que vão de técnicas de inteligência à operação de armamentos e instruções de tiro. O aumento no número de servidores qualificados foi de 341% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O diretor da Acadepol, delegado Fausto Freitas, avalia que o número de servidores qualificados amplia a qualidade dos trabalhos investigativos e operacionais, a exemplo do número de policiais nos cursos sobre investigação e inteligência, com 707 participantes.

“A Academia tem investido na formação contínua de nossos policiais para fortalecer diariamente a preparação trazendo conteúdos alinhados às necessidades diante das demandas investigativas, como, por exemplo, na apuração sobre crimes financeiros, cibernéticos, de estelionatos, entre outros”, destacou o diretor.

Entre os cursos de formação da academia está o de Operador de Mandado de Alto Risco (Comar), que capacitou no primeiro semestre 116 policiais. O curso qualifica o policial civil a operar em ocorrências, especialmente nos cumprimentos de mandado de busca e apreensão e prisões de alto risco, com segurança e eficiência das ações.

“A ideia é aumentar o grau de comprometimento e confiança, a partir do conhecimento adquirido, a fim de que cada ação tenha o resultado final alcançado nas operações”, acrescentou o delegado Fausto Freitas.

Operadores de drones

A Acadepol capacitou 321 policiais na operação de aeronaves não-tripuladas. O uso dos drones faz parte da modernização tecnológica desenvolvida pela Polícia Civil de Mato Grosso como ferramenta essencial nas ações investigativas.

O curso de Habilitação Básica de Piloto de Sistema de Aeronave não Tripulada oferece aos policiais o treinamento necessário para operar esses dispositivos de forma eficaz e segura. O curso foi levado a diversas regionais da Polícia Civil.

Tiro e armamento

Em instrução de armamento e tiro, a Acadepol capacitou 307 policiais para melhoria das habilidades e reforço dos procedimentos de segurança e aprimoramento das técnicas, essenciais para garantir que os agentes estejam bem preparados na execução das atividades operacionais. No manuseio de armas não-letais foram qualificados 311 profissionais.

Já nos cursos de Ensino à Distância, a academia capacitou 675 servidores, parte deles realizados em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Idoso fugitivo do sistema prisional é recapturado pela Polícia Civil

Publicado

em

Por

Um idoso fugitivo do sistema prisional de Rondonópolis foi preso pela Polícia Civil, no final da tarde de sábado (14.09), no município de Poxoréu (a 251 km ao sul de Cuiabá).

O procurado, de 73 anos, foi condenado a mais de 50 anos e estava com a prisão por recaptura decretada pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis.

Ele é condenado por porte ilegal de arma de fogo, estupro de vulnerável, ameaça e por vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

Ainda conforme apurado, o idoso cometeu o crime de estupro de vulnerável contra a própria filha, desde quando a criança tinha apenas 7 anos de idade.

Durante diligências investigativas, os policiais civis de Poxoréu localizaram o foragido na região conhecida como Vale Verde, sendo surpreendido ao descer de um veículo.

Após a abordagem, o preso foi conduzido para as providências em cumprimento a ordem judicial e posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora