Começam neste sábado (20.07) as disputas estaduais de atletismo, ginástica rítmica, natação, taekwondo, karatê e wrestling nos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses.
De hoje até terça-feira (23.07), o município de Várzea Grande sedia a segunda parte da etapa estadual das competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Ao todo, mais de 1.400 atletas disputam os títulos de campeões mato-grossenses em suas respectivas provas. Cerca de 850 estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e aproximadamente 550, de 15 a 17 anos, competem nos Jogos Estudantis.
As competições deste sábado começam às 16h, com as provas de natação, que serão realizadas na piscina olímpica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A instituição também será palco das provas de atletismo, que acontecem de domingo a terça (21 a 23), a partir das 7h30, no Centro Olímpico de Treinamento (COT).
O wrestling será disputado no domingo (21), a partir das 9h, no ginásio Fiotão, em Várzea Grande. Na mesma data, também na cidade industrial, a partir das 8h, ocorrem as lutas de karatê e taekwondo, no Centro de Iniciação ao Esporte Danilo Nascimento Campos e no ginásio Antônio Sotero, respectivamente.
As provas de ginástica rítmica serão realizadas na segunda (22), a partir das 13h30, no ginásio Fiotão.
Participam do evento representantes de 36 municípios, sendo: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Aripuanã, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá Ipiranga do Norte, Itaúba, Jaciara, Juína, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia Matupá, N. Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Livramento, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
A primeira parte das competições de modalidades individuais foram realizadas no início do mês, em Primavera do Leste. Nesse período, a etapa estadual envolveu as disputas de badminton, ciclismo, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.
Para realização dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses, a Secel-MT conta com a parceria dos municípios-sede e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.
Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.
“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.
A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.
Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.
“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.
Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.
“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.
De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.
“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.