Muitas pessoas acreditam que o uso do filtro solar é dispensável durante o inverno , mas essa percepção é equivocada. Mesmo em períodos frios , a pele está sujeita aos efeitos nocivos dos raios ultravioleta (UV), que podem causar diversos danos a curto e longo prazo.
Proteção contra raios UV
Embora a intensidade dos raios solares seja menor no inverno, os raios UVA e UVB continuam presentes e podem atravessar nuvens e neblina. Esses raios são responsáveis por danos como envelhecimento precoce, manchas, hiperpigmentação e, em casos mais graves, câncer de pele.
Reflexão dos raios solares
Em algumas condições climáticas, como neve ou superfícies claras, a reflexão dos raios UV pode intensificar a exposição solar. Isso significa que a proteção da pele deve ser mantida mesmo em dias frios e aparentemente nublados.
Prevenção do ressecamento, sensibilidade e envelhecimento precoce
O ar frio e seco do inverno pode deixar a pele mais ressecada e sensível. O uso de protetor solar ajuda a formar uma barreira que impede a perda de umidade e mantém a pele hidratada. Muitos produtos também contêm ingredientes hidratantes, que auxiliam na manutenção da saúde da pele.
A exposição contínua aos raios UV é uma das principais causas do envelhecimento precoce, incluindo o aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez. Usar protetor solar diariamente, mesmo no inverno, ajuda a minimizar esses danos, preservando a aparência jovem e saudável da pele por mais tempo
Proteção contra luz artificial
Além dos raios solares, a pele também é exposta à luz azul emitida por dispositivos eletrônicos (computadores e celulares) e lâmpadas. Alguns protetores solares modernos contêm ingredientes que protegem contra esse tipo de radiação, ajudando a prevenir danos adicionais
Como escolher o protetor solar ideal
Existem diversos tipos de protetores solares disponíveis, cada um adequado para diferentes tipos de pele e necessidades. Entre as opções estão os produtos em spray, creme, fluído, com cor, oil-free, e com fatores anti-idade. Escolher o protetor solar correto, de acordo com seu tipo de pele e as especificidades da estação, é fundamental para garantir a proteção e os benefícios desejados.
Conclusão
Proteger a pele durante o inverno é tão importante quanto no verão. A aplicação regular de protetor solar previne danos imediatos e cumulativos, mantendo a pele saudável, hidratada e protegida contra os efeitos nocivos dos raios UV e da luz artificial. Não se esqueça de consultar um Dermatologista para uma orientação correta e a melhor indicação do produto mais adequado às suas necessidades e garantir uma rotina de cuidados eficiente durante todo o ano.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.