Nesta sexta-feira (26), Paris se tornará a capital do esporte com o início das Olimpíadas 2024, mas além das competições, a Cidade Luz oferece uma experiência gastronômica única. Conhecida mundialmente por sua culinária, Paris é o lar de alguns dos melhores restaurantes do planeta.
O GPS|Brasília separou algumas sugestões imperdíveis para quem vai aproveitar os jogos olímpicos in loco. Confira:
L’Atelier Joel Robuchon
Com duas unidades em Paris, uma em St. Germain e outra próxima à Champs-Élysées, este restaurante também possui filiais em cidades como Nova York, Las Vegas, e Londres. O almoço é servido em um menu executivo, enquanto o jantar oferece uma experiência mais sofisticada. É necessário fazer reserva e o preço médio por pessoa é de 100 euros, cerca de R$609,00.
Comandado pelo chef Maximilian Wollek, o Bistrot Instinct oferece um menu que combina clássicos franceses com um toque moderno. Tudo é feito na casa, incluindo os cordiais usados nos coquetéis, proporcionando uma experiência culinária fresca e autêntica.
Le Train Bleu
Localizado dentro da estação de trem Gare de Lyon, Le Train Bleu é famoso pela sua decoração e culinária tradicional francesa. O local, declarado Monumento Histórico Nacional, foi inaugurado em 1900 e oferece uma experiência gastronômica que vai além dos pratos servidos.
Para um jantar romântico com vista para a Torre Eiffel, Les Ombres é a escolha perfeita. A vista compensa o preço mais elevado e a necessidade de reserva. Outras opções com vistas incríveis incluem o 10ème Ciel, o Ciel de Paris, o Georges Pompidou, o Perruche e o Jules Verne, localizado na própria Torre Eiffel.
L’Amis Louis
Este bistrô é muito procurado devido ao seu ambiente familiar e pratos generosos. Fundado em 1924, o L’Amis Louis é frequentado tanto por parisienses quanto por turistas e é conhecido por receber chefes de Estado e celebridades.
L’Avenue
Frequentado por brasileiros e localizado na badalada Avenida Montaigne, o L’Avenue é um restaurante ideal para quem procura boa comida em um ambiente agradável. Para garantir que conseguirá ser atendido, é indispensável fazer uma reserva.
Le Matignon
Situado perto da Champs-Élysées, no coração do Triângulo Dourado, o Le Matignon é um ponto de encontro para refeições durante o dia, e para a vida noturna da Cidade Luz. À noite, o local se transforma em um clube animado.
Instalada na antiga residência gótica de Alfred Nobel, a Maison Russe é parte do grupo Paris Society. O local foi renovado recentemente, e traz luz natural e cores vibrantes para um ambiente sofisticado.
Le Soufflé
Especializado em soufflés desde a década de 1960, o Le Soufflé oferece uma variedade de opções salgadas e doces em um ambiente tradicional. Localizado próximo à L’Opera, é uma escolha mais acessível, com pratos em torno de 40 euros por pessoa, cerca de R$240.
La Suite Girafe
Localizado no 9º andar da Cidade da Arquitetura e do Patrimônio, La Suite Girafe oferece uma vista panorâmica de Paris e uma experiência gastronômica exclusiva. Inspirado na arquitetura Art Déco, o restaurante é ideal para almoços e jantares sofisticados.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.