Connect with us

BRASIL

Advogado do Paraná move ações que podem afastar Pablo Marçal da disputa em SP

Publicado

em

Advogado do Paraná move ações que podem afastar Pablo Marçal da disputa em SP
Caio Barbieri

Advogado do Paraná move ações que podem afastar Pablo Marçal da disputa em SP

Advogado do Paraná, Tulio Bandeira está movendo uma série de Ações de Investigações Judiciais Eleitorais (AIJEs) que podem resultar no afastamento de Pablo Marçal ( PRTB ), pré-candidato a prefeito de São Paulo (SP), do pleito de outubro.

As ações, que tramitam de forma sigilosa no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) sob os cuidados da ministra Cármen Lúcia e do ministro Nunes Marques, requerem o afastamento de Leonardo Avalanche da presidência do PRTB, sigla de Marçal.

De acordo com as acusações apresentadas por Bandeira, os pedidos apontam irregularidades na eleição de Leonardo, como a entrega de veículos de luxo em troca de votos na eleição do partido, ameaças de mortes e falsidade ideológica na filiação de membros, entre outras irregularidades.

A gravidade das acusações levanta a expectativa de que o TSE se manifeste nos próximos dias nos autos. Caso as liminares requeridas pelo advogado sejam concedidas, Leonardo poderá ser afastado da presidência do partido nanico e seus atos suspensos, o que terá consequências para todas as candidaturas do PRTB, em especial a de Pablo Marçal para a Prefeitura de São Paulo.

Denúncia

Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ( TRE-DF ) recebeu uma petição movida por Adalmo Romildo Alves, presidente regional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro ( PRTB ) no Paraná, com um pedido liminar de urgência.

O objetivo da ação era investigar o então recém-eleito presidente da nacional do partido, Leonardo Alves de Araujo, por suposta compra de votos nas eleições partidárias ocorridas em 23 de fevereiro deste ano e até com denúncia de participação de pessoas já falecidas. O processo também é assinado pelo advogado Tulio Bandeira.

Segundo a petição, Leonardo Araujo teria liderado um grupo delitivo composto por outros membros do partido, oferecendo vantagens em dinheiro (R$ 300 mil) e até um veículo Mercedes Benz em troca de votos.

Além disso, há indícios de participação de um deputado no financiamento, segundo o advogado, “ilegais”, dentro do partido que foi comandado por Levy Fidelix, falecido em 2021.

Defesa

Os advogados de Pablo Marçal não foram localizados pela reportagem, mas o conteúdo será atualizado quando houver manifestação das partes citadas.

The post Advogado do Paraná move ações que podem afastar Pablo Marçal da disputa em SP first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora