Connect with us

Cuiabá

Prefeitura reforça sinalização das vias na área central e na Avenida República do Líbano em Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, vem demonstrando seu compromisso com a segurança dos pedestres e condutores, reforçando significativamente a sinalização horizontal e vertical da capital, em conformidade com a legislação vigente. Neste momento, importantes readequações são feitas em locais que possuem tráfego constante de pessoas.

No que diz respeito à região central, além da nova sinalização, ela foi a primeira a ser contemplada pela força-tarefa de tapa-buracos anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em maio deste ano. As ações foram realizadas no trecho compreendido entre as avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, Filinto Müller, Oito de Abril, Orla do Porto e Tenente Coronel Duarte.

Além do Centro, o trecho da Avenida República do Líbano, onde é realizada a ampliação da pista que dá acesso à rotatória do Bom Clima, também recebeu nova sinalização. As mudanças na região visam garantir a maior fluidez no trânsito e proporcionar o desafogamento do trânsito na região do Centro Político Administrativo.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, as readequações na República do Líbano foram pensadas visando o descongestionamento do trânsito nos horários de pico.

“Essa é mais uma grande obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Aquela região ficava muito congestionada durante o horário de pico, o que acabava ocasionando longas filas e atrasos que afetam diretamente a vida das pessoas. Com a conclusão desta obra, que já está em fase final, não só iremos valorizar a região, como também melhorar a mobilidade urbana do trecho, tornando o trânsito mais eficiente e agradável para os nossos cuiabanos e os visitantes da nossa capital”, declarou o prefeito.

“Essa é mais uma grande obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá, um complexo que está sendo feito após muito estudo técnico e que vai desafogar o trânsito tanto do Centro Político quanto da própria República do Líbano. Essa obra é mais uma que nós estamos prestes a entregar para a população cuiabana e que reforça todo o nosso compromisso com a população, uma ação pensada, principalmente, na melhoria da mobilidade urbana para cada cuiabano residente na capital”, acrescentou.

Ao comentar sobre a obra, a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, destacou que as atualizações trazem melhorias no fluxo e tornam o tráfego pelas vias da capital mais seguro.

“Melhorias na mobilidade urbana de Cuiabá sempre foram uma das pautas defendidas pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Hoje, nosso foco segue sendo o de entregar para a população cuiabana vias cada vez mais fluídas, seguras e sinalizadas. Por isso, a Semob, por meio de suas diretorias, atua fortemente nesse sentido, a fim de assegurar que os cuiabanos possam transitar de maneira fluida e segura pela cidade”, destacou.

As mudanças já implementadas na República do Líbano trazem maior capacidade de fluxo na nova rotatória, melhorando a fluidez do trânsito ao longo de toda a avenida, que liga Cuiabá às rodovias estaduais MT-010 e MT-251.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora