Connect with us

Cuiabá

Mutirão de cirurgias eletivas realiza 200 procedimentos em dez dias

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, através da Secretaria Adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, anunciou um balanço positivo das primeiras duas semanas do mutirão de cirurgias eletivas realizado no antigo Pronto Socorro. Desde o início do mutirão, aproximadamente 200 cirurgias foram realizadas até a última quarta-feira (17), marcando um avanço na redução da fila de espera por procedimentos não emergenciais.

Paulo Rós, secretário Adjunto de Atenção Hospitalar, destacou o progresso no ritmo de realização das cirurgias: “Estamos realizando cerca de 20 cirurgias por dia neste primeiro mês, um passo importante em direção à nossa meta de 50 cirurgias diárias no próximo mês. Com a organização dos pacientes, consultas e exames, estamos confiantes em atingir esse objetivo.”

Ele também mencionou os desafios enfrentados na organização do mutirão, especialmente na localização dos pacientes: “Como são procedimentos eletivos, muitas vezes encontramos dificuldades em contatar os pacientes disponíveis imediatamente. Nossa equipe da Central de Regulação tem feito um esforço excepcional para agendar as cirurgias, já tendo contactado aproximadamente 1.500 pessoas e agendado cerca de 850 procedimentos até o momento.”

Os pacientes convocados para as cirurgias são aqueles que aguardam na fila de espera da Central de Regulação. Após triagem e consulta no pronto-socorro, onde são realizados os exames necessários, incluindo a avaliação prévia do risco cirúrgico, as cirurgias são agendadas. Em casos onde os exames não apresentam contraindicações, os pacientes são submetidos ao procedimento e, na maioria das vezes, recebem alta no dia seguinte. A iniciativa visa não apenas reduzir a espera por procedimentos cirúrgicos, mas também oferecer atendimento mais rápido e eficiente aos cidadãos de Cuiabá que necessitam desses serviços.

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização deste mutirão. “A expansão da realização de cirurgias eletivas marca um avanço significativo para a saúde pública de Cuiabá. Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os profissionais que estão trabalhando neste projeto e aos vereadores que direcionaram recursos por meio de emendas parlamentares para viabilizar a ampliação das cirurgias eletivas em nossa cidade. Este apoio é fundamental para que possamos atender a milhares de cidadãos que aguardam há bastante tempo para realização destes procedimentos. Esta iniciativa demonstra um compromisso genuíno com o bem-estar de nossa população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro edita decreto e determina secretário de Governo para coordenar equipe de transição da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

em

Por

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou o Decreto Municipal nº 10.596, nesta quinta-feira, 7 de novembro, na edição suplementar da Gazeta Municipal instituindo a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá (CTM/CBA) para a gestão que iniciará no dia 1º de janeiro de 2025.

A coordenação geral será realizada pelo secretário de Governo, Júnior Leite. A equipe será composta ainda pelo procurador-geral, Benedicto Miguel Calix Filho, pelo contador-geral do Município, Éder Galiciani; pelo controlador-geral do Município, Hélio Santos; pela secretária municipal de Educação, Edilene Souza Machado; pelo secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira; pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Silveira Samaniego; pela secretária municipal de Gestão, Ellaine Cristina Ferreira Mendes; pela secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Aparecida de Oliveira Barbosa.

“Tão importante quanto a realização de uma eleição justa e transparente é o processo que se segue à definição dos resultados: a transição de governo. A formação de uma equipe de transição é um passo indispensável para assegurar uma mudança de administração que seja harmoniosa, eficiente e que respeite a continuidade das políticas públicas essenciais para a população”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com Art. 1º do Decreto, a Comissão de Transição de Mandato do Chefe do Poder Executivo do Município de Cuiabá – CTM/CBA, com o objetivo de, junto aos órgãos e entidades correspondentes da Administração Pública Municipal, colher, guardar, analisar e apresentar os documentos elencados no artigo 5º da Resolução nº 19/2016 – TP do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT ao candidato eleito ao mandato de Prefeito do Município de Cuiabá.

Conforme parágrafo único, também poderá solicitar outros documentos que lhe convier para se concretizar uma justa, democrática e transparente transição de mandato.

A equipe de transição será responsável por esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário para que a equipe da próxima administração tenha pleno acesso às informações do Município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora