Connect with us

BRASIL

Deputado denuncia aumento “abusivo” nos preços dos combustíveis no DF

Publicado

em

Deputado denuncia aumento “abusivo” nos preços dos combustíveis no DF
Caio Barbieri

Deputado denuncia aumento “abusivo” nos preços dos combustíveis no DF

As distribuidoras de combustíveis no Distrito Federal fizeram mais um reajuste nos preços da gasolina e do etanol , aumentando em R$ 0,05 e R$ 0,10 centavos por litro, respectivamente.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicombustíveis-DF), a mudança se deve ao reajuste da Petrobras em julho.

“Novamente, segundo as distribuidoras, o aumento é devido à elevação do etanol e do etanol anidro, nas usinas em todo o território nacional”, informou a entidade.

No entanto, o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) , que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara Legislativa (CLDF), contestou a justificativa.

Para o distrital, o anúncio de um novo aumento no preço dos combustíveis no DF é um atentado à Lei do Consumidor e da Economia Popular. Ele afirma ter provas de que a motivação apresentada pelas distribuidoras é uma “farsa”.

“Tenho diversas notas fiscais que comprovam a mentira. A motivação para o aumento é uma verdadeira farsa”, detalhou o parlamentar.

Diante das acusações, Chico Vigilante decidiu solicitar a intervenção do governo federal para combater os crimes da chamada por ele de “Máfia do Cartel dos Combustíveis no Distrito Federal”.

Segundo o petista, a Polícia Federal, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e a Delegacia do Consumidor da Polícia Civil do DF serão acionadas para coibir a prática ilícita.

The post Deputado denuncia aumento “abusivo” nos preços dos combustíveis no DF first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora