Daqueles lugares que parecem ser guardados em segredo e que, quando descobertos, já entram para as bucket lists . Bodrum, na costa sudeste da Turquia , está começando a bombar e Duda Nogueira foi uma das personalidades que optou por desbrava-lo por uma semana neste verão europeu , ao mesmo tempo em que comemora sua despedida de solteira na companhia de dez amigas.
Banhada pelo Mar Egeu, a região é daquelas para quem gosta de viagens que combinam praias deslumbrantes e história, já que foi o berço do historiador grego Heródoto e é onde o Mausoléu de Mausolo foi erguido.
Ainda pouco explorada pelos brasileiros, Bodrum é uma cidade considerada tranquila. Apesar de ter opções para quem curte a vida noturna, ela é um recanto para quem prefere tirar um tempo da badalação.
Com clima agradável o ano todo, a Península de Bodrum tem inúmeras praias e baías. As melhores são Yahsi Beach, Yalikavak, Gumbet e Bardakci Bay, esta um local com vários resorts e barcos ancorados na baía de águas claras.
Apesar das festas, sendo a maioria em barcos ancorados, os restaurantes também atraem os turistas. Na companhia de dez amigas, Duda indicou o Hakkkasan , o Zuma , o Bagatelle , o Papermoon e o Brava Edition .
Durante o dia, os esportes náuticos e os passeios nas guletas ou gullets (veleiros típicos) são a melhor maneira de vivenciar o azul-turquesa de Bodrum.
Também queridinhos por lá, os beach clubs atraem os turistas que querem uma agitação maior. Os mais populares por lá são Lucca Beach , Buddha Bar , Maçakizi , MOMO e Scorpios .
Partindo de outros países ou cidades turcas, como Istambul e Ankara, o embarque é feito no Aeroporto de Milas-Bodrum (BJV). Para se locomover na cidade, os táxis são os meios de transporte mais populares.
Se você estiver partindo da Grécia, é possível chegar até Bodrum de ferry.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.