Connect with us

Cuiabá

Servidores do Hospital São Benedito participam da campanha ‘Julho Verde’, que reforça a conscientização e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Publicado

em

Como parte das ações da Campanha Julho Verde, o setor de odontologia do Hospital Municipal São Benedito (HMSB) promoveu, nesta terça-feira (16), uma palestra de capacitação e orientação aos servidores que atuam no setor dentro da unidade. A ação foi organizada pela Empresa Cuiabana, por meio da coordenadora Maria de Lourdes Wollinger, do diretor técnico Dr. Carlos Henrique Arruda Sales e da Dra. Gabriela Lopes, que é a responsável técnica da odontologia no hospital.

Conforme Gabriela, o objetivo da ação é conscientizar e dar ao servidor um entendimento de que o câncer de pescoço e cabeça tem fatores de risco que são possíveis de serem evitados. “Nossa intenção é preparar nossos servidores para que prestem à população de Cuiabá um serviço cada vez mais humanizado e atualizado conforme a necessidade de cada setor. Por isso, atividades como essas são ferramentas importantes para esse progresso”, explica a RT.

A unidade está sob nova direção técnica, com o Dr. Carlos Henrique Arruda Sales, que busca realizar uma gestão eficiente, investindo na capacitação de seus servidores e provendo assim um atendimento de maior qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestrante do evento, Dra. Darklê Modesto, alerta para a importância do diagnóstico precoce, buscando sempre ajuda médica. Ela pontua que a campanha preconiza o combate, a conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, para que esses profissionais se atentem aos pacientes, aos seus familiares e aos acompanhantes, para qualquer alteração na voz, na deglutição ou rouquidão.

“A intenção da campanha é chamar a atenção não apenas da sociedade, mas principalmente dos servidores, para que eles estejam mais atentos aos sintomas descritos pelos pacientes, para que haja o diagnóstico precoce. Se detectado a tempo, o tratamento do câncer de cabeça e pescoço pode ser até 100% eficaz, e também evita que o paciente tenha que ser submetido a um tratamento mutilante”, explica a médica.

A médica explica ainda que, na maioria dos casos, a doença é descoberta em estado avançado, o que compromete a cura do paciente. “Se compararmos com antigamente, por conta dessas campanhas de políticas públicas, está diminuindo os casos de óbito, mas ainda é um número significativo, por isso buscamos avançar, e para isso a prevenção da saúde deve ser sempre destacada em todos os níveis, seja ele primário, secundário ou terciário”, frisa a palestrante.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora